Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Problemas com insônia? A alimentação pode te ajudar


Por Fernanda Medina

Muitas pessoas sofrem com problemas para dormir, seja por não pegar no sono, um sono agitado ou perda do sono durante a madrugada.

O estresse do dia a dia, problemas emocionais e ansiedade também afetam a qualidade do sono e reduzir esse estresse e ansiedade são fundamentais para melhorá-la.

A alimentação diária pode ajudar bastante no sono.

Alguns hábitos simples podem ser mudados ao longo do dia e trarão inúmeros benefícios para quem seguir. Além de dormir melhor, reduz o cansaço ao acordar e melhora a disposição ao longo do dia.

  • Reduzir ou eliminar o consumo de farinha branca e itens de padaria como pães, biscoitos, bolachas, bolos, tortas e salgados.
  • Reduzir ou eliminar o consumo de sanduíches, pizzas, refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha, frituras, alimentos ricos em gorduras e açúcares.
  • Cafeína: pessoas mais sensíveis devem evitar o consumo após ás 15 horas. Seja do café, refrigerante, chás que apresentam em sua composição a cafeína e suplementos energéticos.
  • Frutas e vegetais: consumi-los diariamente. Se você não consome nenhum desses comece a incluir na alimentação. As frutas e vegetais apresentam em sua composição micronutrientes com características essenciais para melhorar a qualidade do sono. Se você já consome, varie bastante o tipo consumido, quanto mais variado melhor!
  • Ervas e especiarias: elimine todo e qualquer tempero pronto/industrializado da sua casa. Comece a utilizar ervas e temperos naturais como: salsinha, cebolinha, alho, cebola branca e roxa, orégano, manjericão, tomilho, açafrão, pimentas, sálvia, louro. Caso consiga faça uma pequena horta em casa ou adquira esses temperos desidratados. Assim como as frutas e vegetais, as ervas e especiarias apresentam em sua composição compostos conhecidos como fitoquímicos/antioxidantes, que farão um papel fundamental na melhora do humor, na sensação de relaxamento, na eliminação de substâncias tóxicas; favorecendo assim a boa qualidade do sono.
  • Castanhas e oleaginosas: ao menos 01 vez ao dia consuma uma porção de castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmia, nozes ou outra oleaginosa. Estas apresentam gorduras de boa qualidade que participam da formação de hormônios relacionados ao sono e à sensação de bem estar.
  • Ao final da noite é essencial uma refeição que contenha alimentos ricos em fitomelatonina e triptofano, nutrientes essenciais para a formação dos hormônios serotonina e melatonina, responsáveis pelo relaxamento e sono.
  • Alimentos que contem triptofano e fitomelatonina: cereja, aveia, semente de girassol, amêndoas, banana, semente de linhaça, gojy berrie, castanhas.
  • O uso de plantas com efeito calmante são boas aliadas para a melhora da qualidade do sono. Além do uso da planta seca para fazer a infusão dos chás, elas podem ser manipuladas na forma de fitoterápico. Alguns exemplos são: passiflora, camomila, melissa, mulungu.
  • Além dos fitoterápicos, o uso de suplementos e/ou fórmulas manipuladas também podem ser necessárias para complementar a alimentação conforme a necessidade individual. O uso do ômega 3 é bastante indicado pois participa da formação da melatonina; algumas vitaminas e minerais como vitaminas do complexo B, magnésio, outros nutrientes como a taurina, l-teanina e probióticos são fundamentais para a melhora dos problemas do sono e a insônia. Claro que cada indivíduo deve ser avaliado e a partir daí prescrita a fórmula de acordo com suas necessidades.

Procure seu nutricionista e saiba mais sobre alimentação e suplementação para melhorar a qualidade do sono.

Se você gostou deste texto deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões de temas no campo abaixo. Obrigada, abraços.

Um comentário

  1. Oi tudo bem? Obrigado pelas dicas! Este é um transtorno que vem prejudicando muitas pessoas, trazendo irritação, dores de cabeça, falta de concentração, problemas na área profissional……Tenho visto falar que existem áudios que são poderosos para ajudar as pessoas a dormirem melhor, a relaxarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm