Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Putin adverte para perigo de ataque total contra a Coreia do Norte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (4) sobre um possível “ataque total” para desarmar à Coreia do Norte, ao considerar que não há segurança que seja efetiva dado o sigilo do regime. A informação é da EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Vamos falar claramente. Pode ser lançado um ataque total? Pode. Atingiria o seu objetivo? Não sabemos. Porque ninguém sabe o que existe [na Coreia do Norte] nem onde. Ninguém sabe 100%. É um país fechado”, disse Putin, no fórum Semana Russa da Energia, em Moscou.

Ele destacou que houve um momento em que a Rússia acertou com a Coreia do Norte certos compromissos, como suspender o programa nuclear militar. “Não era pra terem bloqueado, apenas uma semana depois, as contas bancárias norte-coreanas. Para que provocá-los? Eles saíram definitivamente de todos os acordos e começaram a desenvolver programas nucleares e de mísseis”, falou.

Segundo Putin, agora o regime de Pyongyan “tem uma bomba de hidrogênio, em vez de uma atômica, e em vez de simples peças de artilharia agora existem mísseis de alcance de 2.700 quilômetros até 5 mil quilômetros. Por acaso esse é o caminho para solucionar o problema? Não. Vemos que acontece tudo ao contrário”, disse.

Putin lembrou que o falecido líder norte-coreano Kim Jong-il disse em 2001 que Pyongyang tinha armas nucleares e que podiam alcançar Seul com sistemas simples de artilharia. “Aqueles que tentam falar com a Coreia do Norte com uma posição de força só reforçam o regime”, ponderou.

O presidente ressaltou que o polígono militar onde os norte-coreanos fazem testes nucleares e com mísseis está a apenas 200 quilômetros da fronteira com a Rússia, o que preocupa o Kremlin igual ou mais do que à Casa Branca.

“A retórica de ambas as partes deve diminuir. É preciso encontrar uma via de diálogo direto entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e entre eles e os demais países da região. Só assim será possível encontrar uma solução aceitável e equilibrada”, defendeu.

Putin condenou as ações da Coreia do Norte dirigidas a violar os acordos contemplados nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e garantiu que “praticamente” não há trocas comerciais entre Moscou e o regime de Pyongyang. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm