Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Metrô do DF promove ações para a campanha do Outubro Rosa

O Metrô-DF promove uma edição especial do projeto Saúde nos Trilhos para divulgar a campanha Outubro Rosa e alertar para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O projeto promove ações na Rodoviária do Plano Piloto, e na Praça do Relógio, em Taguatinga, nesta terça (3) e quarta (4), das 9h às 17h, como parte do Programa Metrô Solidário, em parceria do Metrô com o Instituto de Câncer de Brasília (ICB).

Nos locais foram montados guichês para atendimento ao público, onde são feitas demonstrações de autoexame das mamas, que mostram como descobrir a doença. “Nossa expectativa é que cerca de 300 pessoas sejam atendidas na Rodoviária até as 17h”, disse Zuleide Dionísio, que atende no Instituto do Câncer.

As apresentações contam com a ajuda de uma “mamamiga”, que é um modelo de prótese didática feito de silicone e esponja, semelhante ao seio feminino, que serve de ajuda para reconhecer a diferença entre uma mama saudável e a que mostra alteração.

“Nós ensinamos a mulher, na prática, como fazer o autoexame. Isso atrai as pessoas curiosas e as mais carentes de informação”, disse Zuleide. Segundo ela, mulheres de todas as faixas etárias têm buscado informações sobre o assunto no guichê.

A usuária do metrô Cléssia da Silva, de 24 anos, diz não ter o hábito de fazer o autoexame e o atendimento despertou sua atenção. “Eu sempre tive curiosidade. Já pesquisei para saber como que é, mas o toque [na mamamiga] me ajudou muito entender melhor como a mama ficará, se tiver algo”, observou.

As mulheres que mais se preocupam em saber sobre o câncer de mama são aquelas com idades entre 50 e 69 anos, faixa etária de maior incidência da doença. Para Caetana Ferreira, de 75 anos, auxiliar de enfermagem aposentada, a informação é fundamental para a contribuir na prevenção. “Faço o exame periodicamente e também me cuido muito com dietas. É importante que a população esteja informada para prevenir o câncer de mama”, disse.

Na sequência das ações do Outubro Rosa, o Metrô-DF realizará ainda, do dia 23 até 31, das 9h às 23h, a campanha “Corte e compartilhe”. O objetivo é incentivar a população a doar mechas de cabelos para pacientes em tratamento de câncer de mama.

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, que já começaram ações para divulgar a campanha. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm