Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

PSDB oficializa hoje candidatura de Alckmin à Presidência

Antonio Cruz/Agência Brasil

O PSDB vai oficializar hoje (4), em convenção nacional em Brasília, a candidatura do presidente da legenda e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. A senadora Ana Amélia (PP-RS) será a vice-presidente na chapa.

A convenção reunirá as principais lideranças do PSDB, além de representantes dos partidos aliados que vão compor a coligação nacional. Alckmin terá o apoio dos partidos que compõem o chamado Centrão, formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade.

Atualmente, a bancada do PSDB no Congresso Nacional é composta por 49 deputados federais e 12 senadores. No pleito de 2014, o partido elegeu quatro governadores, 803 prefeitos, 96 deputados estaduais e 5.346 vereadores. A legenda tem 1,4 milhão de eleitores filiados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Perfil
Quatro vezes governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de 65 anos, é médico e um dos fundadores do PSDB. O tucano iniciou sua trajetória política em 1972, em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, onde foi eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito da cidade. Foi também deputado estadual e federal.

Chegou ao governo de São Paulo em 2001, como vice do governador Mário Covas. Com a morte de Covas, Alckmin assumiu definitivamente o cargo de governador, para o qual foi eleito em 2002 e que voltou a ocupar por mais dois mandatos, após vitória nas eleições de 2010 e 2014.

Em 2006, o tucano concorreu à Presidência da República, mas foi derrotado no segundo turno pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi reeleito.

Alckmin assumiu a presidência nacional do PSDB em dezembro do ano passado. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm