Gerência da Caixa continua desmentindo e garantindo que dinheiro da poupança não será congelado


Devida às crises política e econômica que assolam o Brasil há vários anos, nas últimas semanas se propagaram diversos links nas redes sociais informando que o governo do presidente Michel Temer (PMDB-SP) promoveria o confisco do dinheiro que estivesse em contas poupanças nas agências da Caixa Econômica Federal.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A informação gerou preocupação em grande parte dos clientes do banco estatal e alguns chegaram a sacar os recursos e depositá-los em novas contas que foram abertas em instituições privadas.

Esse tipo de medida drástica já foi tomado pelo ex-presidente da República Fernando Collor de Melo, na década de 1990 do século passado. Ele retirou o dinheiro da caderneta de poupança e lançou os planos Verão, Collor I e II.

Muitas pessoas que tinham guardado dinheiro na poupança durante anos foram surpreendidas e ficaram sem nada. Anos depois o governo devolveu parte do montante da forma que bem entendeu, prejudicando a milhões de brasileiros.

Porém, desde o ano de 2004 foi aprovada uma emenda constitucional que proíbe confiscos de recursos em contas até mesmo por meio de medidas provisórias publicadas pelo presidente da república.

A informação divulgada em rede social não passa de mentira criminosa e todos os poupadores podem ficar tranquilos. Isto vem sendo reafirmado constantemente nas últimas semanas por Eduardo Bráulio de Souza, gerente Geral da Caixa Econômica Federal em Pará de Minas:


Eduardo Bráulio de Souza
congelamentoeduardobraulio

Para confiscar quaisquer valores em contas bancárias o governo federal precisa primeiro enviar uma proposta para ser discutida e votada por deputados federais e senadores, em Brasília.

Só após uma aprovação do Poder Legislativo que uma medida dessa natureza poderia ser adotada. Com a exigência legal deste trâmite o assunto se tornaria público e todos os titulares das contas saberiam.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!