Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Canadá diz que pode receber fluxo de haitianos vindos dos EUA

Autoridades do Canadá afirmaram nesta quinta-feira (3) que podem fazer frente ao atual fluxo de solicitantes de refúgio que estão chegando ao país, especialmente na província de Québec, procedentes dos Estados Unidos. A informação é da EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A ministra de Imigração da província de Québec, Kathleen Weil, declarou hoje em uma entrevista coletiva que conta com os meios e a experiência para acolher os recém-chegados. Ontem (2) as autoridades provinciais habilitaram o Estádio Olímpico de Montreal para promover a triagem, após o aumento das solicitações de refúgio que estão chegando ao Canadá.

“Temos uma forte rede pública e comunitária, que é competente e experimentada para manejar este tipo de situação e que pode se responsabilizar por estas pessoas de forma digna e segura, ao mesmo tempo em que lhes proporciona os serviços que necessitam durante o processo de petição de refúgio”, destacou Weil.

De janeiro a junho o Québec recebeu 6.505 solicitantes de refúgio, tantos de pessoas que chegaram de modo legal como ilegalmente à província. Esse ritmo aumentou nas últimas semanas e as agências e organizações que trabalham com refugiados indicaram que, nos últimos 15 dias, o ritmo de petição de refúgio triplicou, até alcançar agora 150 solicitações diárias.

As autoridades canadenses confirmaram hoje que a maioria dos solicitantes de refúgio que chegam ao Québec através dos EUA são de origem haitiana. Montreal é o centro da comunidade haitiana no Canadá e se estima que cerca de 70 mil pessoas originárias do país caribenho residam na cidade.

O presidente americano, Donald Trump, indicou que o seu país vai retirar as permissões de residência que eram oferecidas aos refugiados haitianos após o terremoto que assolou o país em 2010. A medida poderia significar a expulsão do país de 60 mil haitianos até janeiro de 2018. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm