Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Viver e desenvolver

viveredesenvolver
“Eu nasci assim; vou morrer assim”, “Pau que nasce torto nunca se endireita”, “Já passei da fase”, “Há tempo para tudo nessa vida”. Essas frases, que muitas pessoas dizem no dia a dia, são utilizadas para destacar a impossibilidade de mudança. Será que realmente não podemos mudar? Há uma época certa para isso, bem como para aprender e desenvolver?

Muita gente acredita que desenvolvimento é algo relacionado às crianças. Errado! Durante toda a vida, desde a infância até a velhice, estamos nos desenvolvendo. Esse processo envolve modificações no nosso organismo, na nossa forma de enfrentar os problemas da vida, nas atividades, na participação social.

Dessa forma, desenvolver implica mudanças. Muitas delas não são escolhidas por nós. Por exemplo: a altura é algo que não depende da nossa vontade, assim como o aparecimento de cabelos brancos. Outras dependem muito da nossa vontade. Ouço muitas pessoas dizerem que sempre foram nervosas, briguentas, e que os outros é quem deve parar de irritá-las. É fato que somos diferentes e que algumas pessoas são mais “estouradas” que outras. Porém, podemos e devemos mudar nosso jeito de ser se esse jeito atrapalha nossa vida. Não é porque você passou a infância brigando com os colegas que você deve passar a vida toda longe das pessoas. Sabendo que é possível mudar, o primeiro passo é perceber o que te faz mal e a necessidade de mudança; quando isso não for possível sozinho, a ajuda de um profissional pode ser bastante útil.

O desenvolvimento também é um processo marcado por aprendizagens. Ao contrário do que muita gente pensa, aprende-se na infância, adolescência, adultez e na velhice. No início da vida, as mudanças e aprendizagens são mais evidentes: vemos claramente que o corpo da criança muda e que ela adquire habilidades significativas, tais como falar, andar e ler, por exemplo. Por outro lado, na fase adulta e na velhice, é comum que as pessoas pensem que já se aprendeu tudo o que podia ou mesmo que o tempo para aprender já passou. Isso também é um equívoco! Cada vez mais os anos de vida estão aumentando e, com isso, as possibilidades de realizar algo que em outro momento não foi possível.

Em qualquer momento, podemos aprender e mudar para que a gente tenha uma vida melhor. Muita gente acaba usando as frases que iniciamos o texto como desculpa para não sair da “zona de conforto”. É muito mais fácil o outro mudar do que eu! É fato, também, que somos influenciados por padrões culturais que associam o desenvolver, mudar e aprender à infância. Porém, como vimos, sempre é tempo de buscar novas formas de viver melhor. A capacidade de desenvolver habilidades, as possibilidades de mudança e a aprendizagem ocorrem ao longo de toda a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm