Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Audiência pública discute criação de parque estadual na Zona da Mata

Lúcio Lima/IEF

O Governo do Estado de Minas Gerais adiou a assinatura do decreto de criação do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira, que abrange os municípios de Lima Duarte, Olaria, Santa Bárbara do Monte Verde e Rio Preto, na Zona da Mata.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Antes que a nova unidade de conservação seja oficializada, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende discutir, em audiência pública, os seus impactos na vida dos moradores das localidades que serão desapropriadas. A reunião será na próxima quarta-feira (4), às 10h30, no Plenarinho I.

O deputado Duarte Bechir (PSD), que solicitou a audiência, é favorável à criação do parque, mas pondera que é importante escutar as reivindicações dos produtores e pequenos empreendedores atingidos, que tiram da própria terra o seu sustento.

“O objetivo é possibilitar que as pessoas que serão afetadas tenham a oportunidade de promover uma mudança no decreto, por menor que seja, em favor da garantia da sua sobrevivência econômica”, explica.

O parque ocupará uma área de 4,3 mil hectares, em uma região de grande diversidade ambiental, com espécies raras e ameaçadas de extinção. Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), além da preservação ambiental, os municípios integrantes da área do parque também serão beneficiados com o aumento do repasse do ICMS Ecológico.

Outros reflexos positivos da unidade de conservação, de acordo com o IEF, serão a geração de emprego e renda, por meio do turismo ecológico sustentável, e a valorização da cultura e dos produtos locais.

Convidados – Foram convidados a participar da audiência o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o diretor-geral do IEF, Henri Collet, além de autoridades dos municípios que compõem o parque. Com informações da ALMG

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm