Primeiros dias de funcionamento da UPA 24 horas exigiram ajustes, mas secretário faz avaliação positiva


Os primeiros atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – foram realizados na manhã de sexta-feira, 30 de junho. A obra foi inaugurada na quinta-feira (29), e logo nas primeiras horas a reportagem do Portal GRNEWS esteve no local e ouviu elogios de quem estava sendo atendido.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A nova estrutura foi construída pelo ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) e os recursos foram canalizados através de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB).

A atual administração vinha trabalhando em algumas adaptações da edificação, como a instalação da tubulação de gases, além de outras questões burocráticas para recebimento de recursos para custeio por parte do Ministério da Saúde.


Á UPA 24 horas e funciona em um prédio construído no terreno anexo ao Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira. Também está em pleno funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cuja base fica no mesmo terreno.

As mudanças de todos os materiais de expediente e equipamentos do Pronto Atendimento para á UPA 24 horas aconteceu na madrugada de sexta-feira (30). Todo o processo foi devidamente organizado e transcorreu sem maiores problemas.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, a previsão era de que os primeiros atendimentos na UPA 24 horas começassem por volta das 7 horas. Mas, os serviços iniciaram ainda na madrugada de sexta (30). Alguns problemas ocorreram neste início de processo, mas foram sanados:

Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte1

O fluxograma da UPA 34 horas é muito diferente e os profissionais de saúde estão se adequando a nova realidade. Os pacientes ainda estão meio perdidos dentro da nova unidade e alguns recursos de sinalização serão implantados:

Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte2


Um pouco de atraso no atendimento dos pacientes vem ocorrendo porque alguns médicos estão tirando dúvidas sobre o prontuário eletrônico. São pequenos obstáculos que aos poucos vão sendo superados:

Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte3

Ele explica que o prédio do Pronto Atendimento Municipal está desativado. Apenas o segundo andar está sendo ocupado por almoxarifado, administrativo, entre outros. Os equipamentos que estão no local serão liberados para postos de saúde e os depósitos:

Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte4

O uso dos espaços ociosos no prédio do Pronto Atendimento e nos anexos será estudado em um plano diretor da área de saúde. O objetivo será aproveitar toda a estrutura para melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):

Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte5

O Pronto Atendimento Municipal não existe mais e por isso os moradores de Pará de Minas que precisarem de atendimentos de urgência e emergência deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!