Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Com temperatura mais baixa do ano, BH amanhece como a capital mais fria do país

Belo Horizonte registrou nesta terça (4) sua temperatura mais baixa do ano. Por volta de 6h, os termômetros chegaram a marcar 6,1 graus Celsius (°C) na Estação Meteorológica de Cercadinho, localizada entre as regiões oeste e centro-sul da capital mineira. No mesmo horário, a Estação Meteorológica da Pampulha registrou 8,8 °C.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com estas temperaturas, Belo Horizonte amanheceu como a capital mais fria do país. Em segundo lugar vem São Paulo, que registrou mais cedo 9,3 °C e tem mínima prevista para hoje de 8 °C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nas capitais da Região Sul, as temperaturas nesta terça-feira podem cair a 9 °C em Curitiba e Porto Alegre e a 13°C em Florianópolis.

De acordo com a meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Paula Pereira de Souza, o frio em Belo Horizonte era esperado, embora esteja mais intenso que o normal. “Em julho, geralmente ocorrem as menores temperaturas do ano. É um mês seco e sem chuva, onde a massa de ar fria faz com que as temperaturas caiam em todas as regiões de Minas Gerais. É o que estamos vendo agora. Há uma massa de ar fria e forte passando pelo estado”, explica.

Segundo Paula, a sensação térmica na Estação de Cercadinho chegou a – 9 °C. “Os termômetros medem a temperatura do ar. Mas o que o nosso corpo sente depende de outras variáveis como a umidade e densidade do ar e a velocidade do vento. Por isso, o cálculo da sensação térmica é diferente”, explica. A meteorologista destaca que, no momento o termômetro marcava 6,1 °C na Estação de Cercadinho, havia uma rajada de vento superior a 50 quilômetros por hora (km/h).

A ventania segue acompanhando o frio ao longo do dia. Às 11h houve rajadas de até 76 km/h na Estação de Cercadinho. Já na Pampulha, os ventos alcançaram 50,7 km/h no mesmo horário.

Recordes
Minas Gerais também teve nesta terça o recorde de temperatura mínima do ano no estado. Maria da Fé, no sul de Minas, registrou -0,8 °C por volta das 7h.

A temperatura de hoje em Belo Horizonte também é uma marca histórica. Segundo Paula Souza, a mínima registrada na capital mineira nos últimos quatro anos havia sido 9 °C. O recorde é de 1975, quando a temperatura na cidade chegou a 5,4 °C.

Apesar do frio, não há previsão de chuva para os próximos dias. De acordo com Paula, a temperatura na capital mineira deve subir um pouco, mas ainda será bastante baixa pelo menos até sexta-feira (7).

Neve

Com o frio tão intenso, visitantes do Parque Nacional do Itatiaia, na Serra de Mantiqueira, vivem a expectativa de ver neve, o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo meteorologistas. Localizado na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, o parque abriga o Pico das Agulhas Negras, o quinto ponto mais alto do país.

A neve já caiu no local em três ocasiões: nos invernos de 1985, 1988 e 2012. Para que o fenômeno ocorra, é necessária uma combinação de fatores, que envolvem baixas temperaturas, alta umidade do ar e probabilidade de chuva. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm