Número maior de gestantes em Pará de Minas está entre as mulheres com idade entre 20 a 24 anos


As gestantes precisam ficar atentas aos cuidados que devem ser tomados em relação ao pré-natal. Trata-se de um acompanhamento médico a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante todo o período de gravidez são realizados exames laboratoriais que tem como objetivo identificar e tratar doenças que possam trazer prejuízos a mãe ou a criança.

É importante começar o pré-natal assim que a gravidez é confirmada ou antes de completar três meses de gestação. Alguns procedimentos diagnosticam doenças que possam afetar o bebê ou o seu desenvolvimento no útero.

Neste período as gestantes também recebem orientações sobre a importância de ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, além de evitar o uso de álcool, fumo e outros tipos de drogas.

O pré-natal é classificado como risco habitual e alto risco. A gravidez sem riscos é acompanhada pelos postos de saúde. Já os casos mais delicados são encaminhados ao Centro de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC).

De acordo com Juliana dos Santos Machado, coordenadora do (CASMUC), as gestantes que tem pressão arterial alta e são acometidas pela sífilis tem gerado grande preocupação aos profissionais da saúde:


Juliana dos Santos Machado
gravidezjulianadossantosmachado1

Ela ressalta que antigamente a idade das gestantes era considerada um fator de risco. Entretanto, os últimos estudos científicos adotaram novos critérios para classificar o grau de risco da gravidez:

Juliana dos Santos Machado
gravidezjulianadossantosmachado2

Em Pará de Minas 642 gestantes estão cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde. A maioria das mães está na faixa etária entre 20 e 24 anos. Foram registradas três gestantes entre 10 e 14 anos e 99 mães de 15 a 19 anos:

Juliana dos Santos Machado
gravidezjulianadossantosmachado3

A reportagem do Portal GRNEWS conversou com uma mãe de 18 anos que está grávida de sete meses. Ela preferiu não se identificar publicamente e falou do susto que levou ao saber que estava gerando uma criança. Passada surpresa inicial, a família espera acolher muito bem o novo membro que nascerá em breve:


Grávida
gravidezmaede18anos

Entre os exames realizados durante o pré-natal estão de urina, e urocultura, sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatite B e ultrassonografias. Todos os procedimentos visam detectar doenças e garantir uma gestão saudável.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!