Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Multidão celebra Corpus Christi em Pará de Minas. Veja imagens e vídeo

corpuschrist2015ft4
Nesta quinta (4) os católicos das seis paróquias integrantes da Forania Nossa Senhora da Piedade se reuniram em uma verdadeira festa da unidade para celebrar o Dia de Corpus Christi em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os fiéis das paróquias de Nossa Senhora da Piedade, São Francisco, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, São Pedro e Santo Antônio, se reuniram em frente ao prédio da Câmara Municipal de Pará de Minas, por volta das 15h30.
corpuschrist2015ft2

De lá, saíram em procissão pela pista da avenida Presidente Vargas, sentido bairro/centro, que estava totalmente enfeitada com gravuras pintadas no solo, flores e tapetes por onde passaria o Santíssimo Sacramento. Este trabalho foi desenvolvido por voluntários desde as primeiras horas desta quinta (4).

Toda esta preparação cuidadosa e especial se deve ao fato que o Dia de Corpus Christi é o único do ano em que o Santíssimo Sacramento é exposto nas ruas para a abençoar o povo de Deus.

Os caminhantes seguiram em oração e entoando cânticos até a Matriz de São Francisco, onde os fiéis receberam novamente a bênção do Santíssimo Sacramento, antes da Santa Missa presidida pelo padre Elisvaldo Camilo de Sousa, pároco da Paróquia de São Francisco, que este ano foi a anfitriã da celebração de Corpus Christi em Pará de Minas. A Santa Missa foi concelebrada por todos os padres das seis paróquias de Pará de Minas.
corpuschrist2015ft5

Um verdadeira multidão tomou conta do estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, onde foi preparado o altar para a celebração, além de lotar a praça Frei Concórdio, as escadarias da Matriz de São Francisco e parte das pistas da avenida Presidente Vargas para celebrar e receber a bênção de Jesus Sacramentado.

O padre Antônio Paulo da Silveira, pároco da Paróquia de São Pedro, destacou a unidade das paróquias na Forania Nossa Senhora da Piedade e a grande participação popular na celebração de Corpus Christi:

Padre Antônio Paulo da Silveira
crpchrtpdantpslv1

Este ano, um casal de cada paróquia de Pará de Minas foi convidado para a subir ao altar e representar às famílias pará-minenses. Eles permaneceram no altar enquanto o Vigário Forâneo e Auxiliar da Paróquia de São Francisco, padre Idecy Ferreira dos Santos deu a bênção do Santíssimo Sacramento, antes da saída da procissão.
corpuschrist2015ft3

Entre os casais, representou a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, José Maria Peixoto e Maria da Conceição Silva Peixoto.

Para José Maria Peixoto participar da celebração de Corpus Christi é um grande alegria. Considera a festa uma bênção de Deus para as famílias:

José Maria Peixoto
crpchrtjsmrpxt1

corpuschrist2015ft6
Por sua vez, Maria da Conceição Silva Peixoto ressalta a grande responsabilidade de representar as famílias do município. Mas para ela, a escolha dos casais foi por intercessão de Jesus Cristo:

Maria da Conceição Silva Peixoto
crpchrtmrconcslvpxt1

O Dia de Corpus Christi é celebrado pela Igreja Católica em todo o mundo. A denominação vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Por isso, a celebração solene do mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
corpuschrist2015ft1

A festa é realizada sempre em uma quinta-feira, para lembrar a Quinta-Feira da Semana Santa, ocasião em que foi instituído este sacramento, quando Jesus Cristo ceou pela última vez com seus apóstolos, e ordenou que seus seguidores celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Por meio da Eucaristia, Jesus mostra que está sempre presente, e se faz alimento para nos fortificar, ao mesmo tempo em que ratifica seu amor e entrega por nós cristãos.

A festa de Corpus Christi foi realizada pela nona vez seguida e se tornou em um evento tradicional em Pará de Minas. A cada ano a celebração é realizada em uma das seis paróquias do município, com participação de todos os padres e fiéis de todas as regiões da cidade em uma grande festa do povo de Deus.

Em 2014, a festa de Corpus Christi foi organizada pela equipe da Paróquia de São Pedro. Em 2013, foi realizada na Paróquia da Imaculada Conceição. Em 2012, os fiéis participaram do evento na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Em 2015, a exemplo do ano anterior, a direção da Cidade Ozanam pediu a quem pudesse, a doação de fraldas geriátricas, tamanho G. Foi arrecadado um bom número de pacotes, mas os próprios fiéis disseram que a quantidade poderia ter sido bem maior, caso a direção da Cidade Ozanan tivesse feito uma divulgação ampla e não em cima da hora como ocorreu. Desta forma, muita gente só ficou sabendo do pedido de doação de fraldas, quando chegou para a concentração, antes da saída da procissão, em frente ao prédio da Câmara Municipal de Pará de Minas. Por esta razão, muitos deixaram de fazer a doação. Mas quem puder, ainda é tempo. Basta levar as fraldas até a Cidade Ozanan, localizada no bairro JK.

Não foram divulgados números oficiais sobre quantas pessoas participaram da procissão e da missa de Corpus Christi em Pará de Minas. Mas uma verdadeira multidão, representando todas as paróquias do município e de cidades vizinhas transformou a celebração em uma grande festa do povo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm