Saiba quais as reais causas e consequências da Labirintite. Especialista explica


Milhares de pessoas são acometidas por tonturas e com base no senso comum começa a acreditar que está com a chamada Labirintite. Trata-se de um termo impróprio e usado para uma afecção que pode comprometer o equilíbrio e a audição.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A doença afeta a estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). Entre as causas estão processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões mecânicas e alterações genéticas.

Geralmente a patologia acomete a pessoa depois dos 40, 50 anos. São considerados fatores de risco para a labirintite: hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites, uso de álcool, fumo, café e de certos medicamentos, entre eles, alguns antibióticos, anti-inflamatórios, estresse e ansiedade.

De acordo com Jayson Peixoto Machado, médico especialista em Otorrinolaringologia, o termo Labirintite é errado e acabou sendo considerado até mesmo pelos profissionais da área de saúde. Trata-se da infecção do labirinto que provoca tonturas e a falta de equilíbrio:

Jayson Peixoto Machado
vertigemjaysonpeixoto1

A vertigem pode ser o sinal de perda auditiva e de várias outras doenças. As tonteiras podem ser originadas até mesmo a intoxicação com medicamentos e o uso imoderado de bebidas alcoólicas:

Jayson Peixoto Machado
vertigemjaysonpeixoto2

As causas mais comuns estão associadas a alterações no labirinto. Entre essas estão a disfunção de cristais existentes dentro do ouvido que passam a dar informações erradas para o cérebro:

Jayson Peixoto Machado
vertigemjaysonpeixoto3

Sempre é importante ressaltar a importância de evitar a automedicação e procurar um médico especializado para investir as causas da vertigem e a recomendação do tratamento adequado para a vertigem.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!