Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Manter os jovens no campo é um grande desafio, diz Patrus Ananias

rural_curral_campo
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse hoje (04) no programa Bom Dia, Ministro que um dos grandes desafios do Brasil é criar condições, através de políticas públicas e de ações efetivas, para que os jovens do campo permaneçam na área rural.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Lançamos ontem (3), junto com o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. Através de políticas voltadas para os jovens, [o objetivo é] assegurar que os jovens possam ter acesso ao crédito, que possam acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e políticas educacionais, como o Pronatec Campo e o Pronera [Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária], que é um programa esplêndido que trabalha a educação no campo em todos os níveis: o nível técnico, de formação profissional; desde a educação fundamental até a educação universitária e cursos de pós-graduação. Já são 180 mil jovens que passaram pelos cursos do Pronera”, afirmou Patrus.

Segundo o ministro, é fundamental que os jovens tenham acesso não apenas à educação, mas a outras políticas públicas relacionadas à saúde, à cultura, à criação de espaços para atividades de convivência e esportivas.

Durante o programa, Patrus falou sobre o aumento dos recursos destinados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, que chegou aos R$ 30 bilhões. No ano passado, foram destinados R$ 28,9 bilhões para o período 2015/2016.

Patrus falou também sobre a implementação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. “O desenvolvimento da agricultura familiar passa pela assistência técnica, que permite que desenvolvam novas tecnologias, agregando valor aos produtos, produzindo em quantidade e qualidade e preservando a natureza” disse.

O ministro ressaltou a ampliação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a compra direta, a um preço justo para o produtor. “O PAA dá apoio alimentar a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e pobreza. Ele unifica todas as entidades e movimentos que trabalham no fortalecimento da agricultura familiar”.

O PAA assegura que pelo menos 30% da aquisição de alimentos pelos órgãos da administração pública federal sejam feitos de produtos oriundos da agricultura familiar.

“Outra conquista foram os juros reduzidos. Conseguimos diminuir de 5,5% para 2,5% os juros para os agricultores familiares que produzem alimentos que compõem a base da alimentação brasileira e que queiram aplicar formas saudáveis de produção; que desenvolvam técnicas de conservação dos alimentos, armazenamento e [com uso de] energias renováveis”, disse. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm