Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Empresários aumentam faturamento em 40% após orientação

academia
Há dois anos, os irmãos Antônio Luís e José Luís da Fonseca Filho abriram uma academia de ginástica na garagem de casa, no bairro do Jardim Savóia, zona norte de Ilhéus. A proposta era atender a demanda do próprio bairro, um dos mais populosos do município e próximo ao Distrito Industrial local. Apesar dos bons resultados quanto ao número de clientes, a empresa familiar esbarrava em um problema comum aos pequenos negócios: “A gente não sabia quanto ganhava. Misturava o dinheiro pessoal com o da empresa”, reconhece José Luís.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os problemas começaram a diminuir quando eles foram visitados por um Agente de Orientação Empresarial do programa Negócio a Negócio, do Sebrae, que explicou aos irmãos a necessidade de avançar no empreendimento. A ação deu resultado e, desde que integraram o programa, em 2014, eles viram aumentar em 40% o faturamento da empresa.

Gratuito, o Negócio a Negócio oferece diagnósticos e orientações para microempreendedores individuais (MEI) e microempresas. “A proposta é auxiliar nas principais dificuldades que o empresário encontra no dia a dia da gestão de seu negócio”, explica o gestor do programa no Sebrae em Ilhéus, José Carlos Oliveira.

O primeiro passo foi estimular os irmãos Fonseca a participar do curso Gestão Financeira Na Medida, que também oferecia no seu programa uma consultoria presencial na empresa. “Foi aí que percebemos que alguma coisa estava errada. No dia em que o consultor nos visitou, descobrimos que não tínhamos nem uma planilha financeira para apresentar”, lembra Antônio Luís. A partir dessa consultoria e da inserção no programa, os horizontes se abriram. A academia passou a ter meta de crescimento, uma gestão financeira mais profissional foi implementada e um novo modelo para enfrentar a competitividade do mercado começou a ser desenhado.

Hoje, a Cápsula da Saúde está na segunda etapa do programa Negócio a Negócio e acaba de receber a quinta visita da agente de orientação, a economista Larene Pires. Tudo isso já em um novo endereço. Há um mês, a academia deixou a garagem de casa e passou a ser um Centro de Treinamento Individualizado, funcionando, agora, em um amplo espaço, na Rua Rotary, bairro Cidade Nova, mais próxima ao centro da cidade. Em apenas duas semanas, houve o aumento de 48 para 60 clientes. “Mas, não estamos de olho no mercado dos que já gostam de malhar. A nossa meta é atrair aquele que aprende, gosta e fica”, explica Antônio Luis.

Ao participarem de seminários e simpósios de aperfeiçoamento, os irmãos tiveram acesso a pesquisas de mercado que apontam que um cliente fica, em média, 90 dias em uma mesma academia. “Queremos fidelizar o nosso público e a forma que encontramos para fazer isso foi montado um programa de treinamento individualizado, onde, durante o ano, ele possa ter 365 dias de aulas diferentes e tudo seja uma grande novidade”, revelam os irmãos. Eles também não abrem mão de algumas questões que consideram fundamentais para o sucesso na nova fase do empreendimento: o horário de atendimento é marcado, o grupo não pode ultrapassar dez pessoas por aula e a meta é chegar a 110 clientes.

Balanço
O Negócio a Negócio já atendeu mais de 1 milhão de microempreendedores individuais e microempresas em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e hoje é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial. No Sul da Bahia, a ação atende a 3,4 mil empreendimentos e, de acordo com José Carlos Oliveira, este ano, metade das atividades será direcionada a soluções e acompanhamento de empresas que já estão integradas ao programa. A outra parte consiste no atendimento a novas empresas. Em Ilhéus e Itabuna, 12 agentes e dois tutores atuam no acompanhamento e na ampliação do Negócio a Negócio na região. Com Agência Sebrae de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm