Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Servas visita território indígena no Norte de Minas

Divulgação/Servas

Pela primeira vez em 65 anos de história, o Servas esteve em um território indígena. A presidente da instituição, Carolina Pimentel, visitou a aldeia Itapicuru, um dos povoados dos Xakriabá, em São João das Missões, município que fica a 700 quilômetros da capital mineira, no Território Norte.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O povo Xakriabá forma a maior nação indígena de Minas Gerais e é conhecido pelas práticas culturais como dança, música, medicina, extrativismo e, especialmente, o artesanato em cerâmica e palha.

Na visita, Carolina Pimentel imergiu no universo Xakriabá. Conheceu toda a produção artesanal e participou de uma bela cerimônia mítica daquele povo.

“Uma experiência única e um momento importante para a história do Servas, que se propôs, em minha gestão, ir mais longe para ajudar quem mais precisa”, lembrou a presidente do Servas, reforçando, ainda, para os artesãos indígenas, que Minas Gerais é o primeiro estado do país a criar uma política pública para o artesanato.

O programa tem o objetivo de valorizar o segmento. Suas ações fundamentam-se nos princípios da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, da valorização do território como reconhecimento da singularidade e da autenticidade da produção artesanal local, bem como da preservação da tradição, da identidade local e do senso de comunidade.

Como parte da Caravana Servas, Carolina Pimentel também doou geladeiras, lâmpadas e cadeiras de rodas para instituições socioassistenciais de municípios vizinhos.

Foi a primeira viagem da caravana em 2018 conforme destacou a presidente do Servas. “Fomos buscar inspiração e força junto ao povo Xakriabá, em São João das Missões. História de dor, luta, resistência e de vitória. É o início de um longo trabalho juntos, se Deus quiser. Fomos recebidos com muito carinho”, disse.

Na ocasião, também foi assinado assinatura do convênio de cooperação financeira entre a Fundação Banco do Brasil e a Organização dos Grupos de Roça do Povo Indígena Xakriabá para o projeto Sistema de Irrigação Xakriabá.

O prefeito de São João das Missões, Zé Nunes, também índio xakriabá, agradeceu a visita do Servas e a parceria nesse projeto. Ele destacou que o objetivo é oferecer aos agricultores familiares e produtores rurais do município mais oportunidades e incentivo na área da agricultura. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm