Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Porto de Santos deve movimentar volume recorde de cargas em 2017

O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, deverá movimentar um recorde de 120,6 milhões de toneladas de cargas em 2017, de acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). O recorde anterior ocorreu em 2015, quando houve a movimentação de 119,9 milhões de toneladas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Essa expectativa implicará um aumento de 6,3% em relação ao resultado previsto para 2016 [113,475 milhões de toneladas]”, disse, em nota, o diretor-presidente da empresa, José Alex Oliva. De acordo com o diretor, Cleveland Lofrano, esse aumento deve ocorrer, principalmente, devido à previsão de uma “nova marca histórica para a safra brasileira de grãos e um forte desempenho do açúcar”.

Além disso, segundo o diretor, é esperado um aumento na oferta de infraestrutura para a movimentação dessas cargas em Santos, com a entrada em operação dos novos berços do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) e a viabilização de investimentos pelos terminais portuários.

Segundo a Codesp, para as exportações está projetado aumento de 8,2% (89 milhões de toneladas) e para as importações, de 1,3% (31,596 milhões de toneladas). Os sólidos a granel (60,698 milhões de toneladas) devem apresentar desempenho 12,1% acima do verificado em 2016, os líquidos a granel (15,882 milhões de toneladas), de 1,2% e a carga geral (44,015 milhões de toneladas, de 0,9%.

Safra de grãos
No ano passado, houve uma retração de 10,7% na safra de grãos, em virtude principalmente da queda de 21,2% na safra de milho. Após o episódio, as estimativas da Codesp apontam uma safra de grãos em torno de 214,8 milhões de toneladas em 2017, o que representaria um aumento de até 15,3% sobre a safra anterior.

“Beneficiada pela elevação dos preços, pela demanda internacional ainda elevada e por condições climáticas mais favoráveis, a safra nacional de soja deve apresentar novo recorde, com crescimento médio estimado de 9% (totalizando 104,0 milhões de toneladas)”, ressaltou a companhia, em nota.

A perspectiva para o milho é de significativa recuperação, de acordo com a empresa, com crescimento médio da produção estimado em 25,7% (totalizando 83,8 milhões de toneladas). Para a Região Centro-Oeste, origem de aproximadamente 70% da soja e 94% do milho escoados pelo Porto de Santos, a perspectiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que a safra de grãos apresente crescimento em torno de 21%.

Açúcar
A Codesp espera que o açúcar também tenha um bom desempenho, “tendo em vista a continuidade da trajetória de recuperação do preço dessa commodity nos mercados internacionais, em um cenário de oferta ainda insuficiente para atender à demanda”.

Além disso, a companhia acredita em boas perspectivas para o agronegócio brasileiro, que favoreceriam também os desembarques de adubo e apresentam tendência a continuar na trajetória de crescimento. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm