Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Nova edição do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais é promovida pelo Iepha

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) promove, pela segunda vez, em parceria com os municípios mineiros, o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para participar, as cidades devem se cadastrar pela internet até 30 de novembro. “Esta é uma forma de promover e salvaguardar o patrimônio cultural do estado de Minas Gerais, diz a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. A exposição será parte da contabilização da pontuação do ICMS Patrimônio Cultural.

“O Circuito também é uma maneira de salvaguardar as tradições coletivas tanto da capital quanto das cidades do interior do estado”, afirma Michele Arroyo. “Esta ação procura fortalecer os laços de parceria de ações do patrimônio cultural entre os municípios e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Iepha-MG”, atesta.

Por meio do Circuito, os municípios compartilham seus presépios residenciais e comunitários e criam um roteiro de visitação em todo o território mineiro. No ano passado, mais de 150 cidades mineiras participaram da ação, expondo mais de 250 presépios.

Em Minas Gerais, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará. Tradicionalmente, o dia de desmontar o presépio, a árvore de Natal e toda a decoração é 6 de janeiro, em que se celebra do Dia de Reis. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm