Redes e subestações de energia elétrica interligadas ao Sistema de Abastecimento Paraopeba

Águas de Pará de Minas/Divulgação

A concessionária Águas de Pará de Minas segue realizando importantes investimentos na cidade. Dessa vez, a empresa acaba de colocar em operação as três subestações de energia elétrica que alimentarão às três estações de bombeamento do Sistema de Abastecimento do Paraopeba: a captação no distrito de Córrego do Barro, o booster Trindade e o booster dos Costas. Isso só foi possível, porque a concessionária construiu a rede elétrica em todo trecho por onde passa a adutora, que tem 28 quilômetros de extensão, com o objetivo de aumentar a segurança operacional do seu sistema. As obras iniciaram no mês de abril e foram concluídas em setembro de 2017.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo Danilo Brito, coordenador de engenharia da Águas de Pará de Minas, as unidades operavam exclusivamente por meio de geradores que, apesar de terem sido dimensionados para trabalhar 24 horas por dia, exigia um regime de operação complexo. Brito complementa que “a partir de agora, as unidades estão operando com a utilização de energia elétrica. Cada subestação de energia conta com dois transformadores, um exclusivo para as bombas e outro para equipamentos internos e iluminação”, explica o engenheiro.

Águas de Pará de Minas/Divulgação

Diante do sucesso das instalações, Danilo garante que a infraestrutura já está pronta para receber a terceira bomba que fará parte, no futuro, do Sistema de Abastecimento Paraopeba. “Temos três unidades energizadas com transformadores prevendo a terceira bomba. Quando necessário, podemos utilizar o Sistema do Rio Paraopeba de forma plena e segura podendo captar cerca de 300 l/s do Rio Paraopeba”, conclui. Dessa forma, a Águas de Pará de Minas garante o abastecimento de água para toda a cidade, mesmo nos momentos de crise hídrica que afetam todo o país.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!