Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Maduro se reúne com Putin em busca de negócios e apoio

EPA/Miguel Gutierrez/Agência Lusa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne nesta quarta-feira (4) com seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, que participará em Moscou de um fórum internacional sobre energia, informou nesta terça (3) o Kremlin. A informação é da agência EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo um comunicado da Presidência russa, Putin e Maduro analisarão “as relações estratégicas entre a Rússia e a Venezuela em distintas áreas”. Além disso revisarão, no Kremlin (sede do governo russo), assuntos da agenda internacional e regional.

Maduro afirmou ontem na Venezuela que em Moscou teria “uma reunião de trabalho muito importante” com Putin “para o futuro da cooperação financeira, tecnológica, militar entre a Rússia e Venezuela”.

O presidente da Venezuela, cujo país é membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), discursará amanhã na Semana da Energia russa, um fórum internacional que acontece em Moscou e São Petersburgo até dia 7 e que terá também a presença do rei Salman, da Arábia Saudita.

Maduro discursará amanhã no painel “Petróleo e geopolítica: causas e consequências” do fórum energético, junto com o ministro de Petróleo venezuelano, Eulogio del Pino, que hoje manteve uma reunião com o diretor-geral da empresa russa Gazprom, Andrei Flick, “para avaliar novas oportunidades em projetos de gás”, segundo escreveu Del Pino em seu Twitter.

Busca de apoio
A viagem de Maduro começou nesta terça (3), com uma escala técnica em Argel, e o levará também à Bielorrússia e à Turquia, em busca de apoios para a Venezuela, após as sanções financeiras impostas pelo EUA e que afetaram a economia do país. O governo venezuelano apontou nos últimos meses para o fortalecimento das relações com seus países aliados, como Rússia, China e Índia.

Recentemente, o ministro de Finanças russo, Anton Siluanov, admitiu que a Rússia está negociando a reestruturação da dívida da Venezuela, tanto em conversas bilaterais como no marco do Clube de Paris. Em agosto, o gigante petroleiro estatal russo Rosneft transferiu à Venezuela US$ 6 bilhões, a título de adiantamento por provisões de petróleo venezuelano a essa companhia até 2019.

Após sua visita a Moscou, na quinta-feira Maduro fará uma visita de trabalho a Minsk, capital da Bielorrússia, onde se reunirá com o presidente do Alexandr Lukashenko e inaugurará uma estátua do libertador sul-americano Simón Bolivar, segundo informou a agência local “Belta”.

Da Bielorússia o presidente venezuelano viaja para a Turquia, onde preside a Comissão Mista Intergovernamental entre ambos os países e “fortalece a cooperação no campo financeiro, energético, agroindustrial e militar”, segundo disse o próprio Maduro. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm