Uso de cerol e linha chilena será fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros durante evento com pipas e papagaios


Os fortes ventos do mês de agosto possibilitam a muitas crianças e adolescentes a oportunidade de empinar pipas e papagaios. A brincadeira é um passatempo divertido e pode reunir os amigos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No entanto, é preciso ter alguns cuidados básicos antes de colorir os céus. Um deles é ficar longe da rede elétrica para evitar o fechamento de curtos, acidentes com choques em alta voltagem, entre outros.

Outra preocupação, principalmente dos pais e responsáveis, é conscientizar os jovens sobre o uso de cerol e linha chilena. A prática é proibida por lei e os infratores estão sujeitos à multa e até a prisão.

O cerol é a mistura de cacos de vidro moído com cola. O material é fixado na linha, que fica extremamente cortante e pode provocar sérias lesões quando em contato com a pele.

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, afirma que o cerol e a linha chilena podem provocar tragédias, especialmente em motociclistas que são atingidos na região do pescoço:

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
pipascapitaoadelmo1

O oficial destaca a importância das campanhas de conscientização sobre os riscos do cerol. Segundo ele, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão fiscalizando e combatendo as infrações:


Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
pipascapitaoadelmo2

As orientações sobre o risco de usar cerol repassadas pelo comandante do Corpo de Bombeiros servem alerta para quem pretende participar de um evento que reunirá quem gosta de empinar pipas e papagaios, no domingo, 6 de agosto, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, em Pará de Minas. Especialmente para os pais ou pessoas responsáveis pelos menores que pretendem participar.

Este evento terá o apoio da Unimed Centro-Oeste. O médico e presidente da cooperativa, Rair Geraldo Richard Xavier, argumenta que será mais uma iniciativa para comemorar os 25 anos celebrados pela entidade em 2017. Além da recreação, os melhores participantes serão premiados:


Rair Geraldo Richard Xavier
piparairrichard

José Misael de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM), afirma que o evento será uma oportunidade para reunir as famílias. Também alerta que não será permitido o uso de cerol ou linha chilena entre os participantes:


José Misael de Almeida
pipajosemisael

O tenente Davi Braga Linke, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, informa que os militares estarão no Parque de Exposições Francisco Olivé para garantir a segurança de todos durante o evento. Além da fiscalização, os Bombeiros também pretendem repassar orientações aos participantes sobre os riscos de empinar pipas e papagaios, sem observar os cuidados necessários:


Tenente Davi Braga Linke
pipastenentedavi

Os usuários de cerol e linha chilena estão sujeitos a responder processos por lesão corporal ou homicídio, caso ocorra algum acidente. As pessoas flagradas terão o material apreendido e serão multados. No caso dos menores de 18 anos as punições recairão sobre os pais ou responsáveis.

Nesta época do ano são registradas muitas vítimas daqueles que empinam pipas e papagaios usando ilegalmente o cerol ou a linha por. Os principais atingidos são os motociclistas. Muitos deles perdem a vida gratuitamente por causa de um ato de irresponsáveis.

Em Pará de Minas, a equipe do Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR) da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, flagrou no dia 15 de julho, no bairro Recanto da Lagoa, um grupo de pessoas empinando pipas e papagaios utilizando cerol e linha chilena. Um menor foi apreendido pelos militares.

A situação é tão séria neste período, que as equipes de saúde do Governo do Estado de Minas Gerais divulgaram alerta sobre os riscos do uso do cerol. A Prefeitura de Belo Horizonte promove uma campanha na mídia alertando para os riscos e penalidades para quem usa cerol ou linha chilena para empinar pipas e papagaios.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!