Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Secretaria de Estado de Educação de MG homologa concurso público


O Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial Minas Gerais de sábado (30/6) a homologação do concurso público de Edital SEE Nº 07/2017. Foram aprovados 38.126 candidatos, sendo 33.292 para Professor de Educação Básica e 4.834 para Especialista em Educação Básica do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foram ofertadas 16 mil vagas para professores regentes de aulas, de 12 disciplinas que compõem o currículo básico dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e 700 vagas para especialistas em educação. As vagas compreendem todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino e contemplaram 848 municípios mineiros.

O concurso público contou com duas etapas: Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e Avaliação de Títulos, de caráter classificatório. As provas objetivas foram aplicadas no dia 8 de abril de 2018 para cerca de 178 mil candidatos e reaplicadas em 29 do mesmo mês para 1.761 candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica de quatro Superintendências Regionais de Ensino. O certame foi executado pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc).

O subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação, Antonio David de Sousa Junior, destaca a relevância do concurso público para a valorização dos trabalhadores da rede estadual.

“Esse novo concurso, organizado pela SEE e realizado em prazo recorde, reafirma o compromisso do governo Fernando Pimentel de investir no fortalecimento da educação pública de Minas, com a nomeação de professores e especialistas efetivos e a consequente redução dos contratos de vínculo precário. Os profissionais nomeados se reposicionam positivamente no mercado de trabalho, dão estabilidade ao nosso sistema de ensino e podem contribuir decisivamente para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais”, afirma.

Antonio David pontua também outro aspecto importante. “Dentre os candidatos aprovados, pouco menos da metade já atuam na rede estadual como servidores efetivos ou designados. Dessa forma, os efetivos conquistam um segundo cargo, configurando um cenário de dedicação integral à rede estadual, ao passo que os designados dão um passo decisivo para obter a tão almejada estabilidade profissional. Esse é um dado interessante, que evidencia a atratividade dessas carreiras para os profissionais que já atuam na rede estadual de ensino de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que valoriza a sua competência profissional”.

Nomeações
Desde o início desta gestão, o Governo do Estado já nomeou 54.080 profissionais para atuarem na rede estadual de ensino, contemplando todos os Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais. Do total de nomeações realizadas, 83% são de profissionais para atuarem dentro das salas de aula. As nomeações de aprovados nesse novo concurso vão possibilitar que os professores efetivos se tornem novamente maioria nas escolas estaduais, após muitos anos em que prevaleceram os contratos de vínculo precário.

Além do concurso homologado neste sábado, a Secretaria de Estado de Educação conta com outros concursos públicos ainda vigentes e continuará nomeando profissionais aprovados nesses certames. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm