Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Missão da OEA vai à Nicarágua fiscalizar atos de violência


A Organização dos Estados Americanos (OEA) designou um grupo de especialistas estrangeiros para verificar in loco (no próprio país) a situação de violência na Nicarágua. Há mais de dois meses, há confrontos diários entre manifestantes e forças policiais. A estimativa é que mais de 220 pessoas tenham sido assassinadas em várias cidades do país.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O grupo terá como tarefas analisar tecnicamente as linhas de investigação e fazer recomendações sobre responsabilidade jurídica em distintos níveis. A missão verificará ainda se as garantias de autonomia e independência das apurações são respeitadas.

Por seis meses, os especialistas deverão cumprir as atividades. Porém, o período pode ser ampliado, se assim for considerado necessário.

Grupo
O Grupo Interdiscisplinar de Especialistas Independentes é formado por Amérigo Incalcaterra (Itália), Sofía Macher (Peru), Claudia Paz y Paz (Guatemala) e Pablo Parenti (Argentina). Eles foram escolhidos pelo secretário-geral da OEA, Luís Almagro. A missão já está em Manágua para iniciar os trabalhos.

Em comunicado, a OEA informou que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Secretaria-Geral da organização foram autorizadas pelo governo da Nicarágua a realizar os trabalhos. Segundo o comunicado, o acordo foi firmado em 30 de maio.

Desde 18 de abril, há protestos intensos nas ruas das principais cidades da Nicarágua. Até 6 de junho, os registros eram de 1.337 pessoas feridas e 507 privadas de liberdade. Os manifestantes se queixam de falta de liberdade, repressão, violência e reivindicam a saída do presidente Daniel Ortega. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm