Trotes representam 17% das ligações recebidas pelo SAMU


No dia 7 de junho começou a funcionar em toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram beneficiados 54 municípios que participam do convênio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O serviço foi oferecido através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE), sediado em Divinópolis. Para isso foi montada uma moderna Central de Regulação com equipamentos.

Todas as chamadas para o SAMU são direcionadas para esta Central e um médico atende as solicitações e passa todas as orientações. Nos casos de urgência e emergência a ambulância mais próxima é acionada.

O objetivo das equipes de socorristas é atender todas as situações de emergência com agilidade, visando salvar vidas. Toda a estrutura montada em rede vem trabalhando para atender a população.

No entanto, o SAMU também vem registrando casos de trotes. São pessoas que ligam e passam endereços que não existem, tocam músicas para os atendentes, fazem piadas e contam histórias.

De acordo com José Márcio Zanardi, secretário-executivo do CIS-URG OESTE, o problema com os trotes é muito recorrente e desafia as equipes que estão prontas para atender aos pacientes:


José Márcio Zanardi
trotessamujosemarciozanardi1

Ele explica que todas as chamadas feitas para o telefone 192 são atendidas pela Central de Regulação. Os casos de urgência necessitam de profissionais devidamente habilitados e o intuito sempre é salvar vidas:

José Márcio Zanardi
trotessamujosemarciozanardi2

Os números das pessoas que ligam para passar trote ficam registrados no sistema digital do SAMU. Esses telefones são cadastrados como trotes e numa situação de emergência não são atendidos pelos socorristas:

José Márcio Zanardi
trotessamujosemarciozanardi3

O SAMU deve ser acionado em casos de fortes dores no peito, convulsões, acidentes de trânsito com fraturas, intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, perda de consciência, trabalhos de parto, sangramentos e hemorragias. O telefone é o 192 e a ligação é gravada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!