Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Trotes representam 17% das ligações recebidas pelo SAMU


No dia 7 de junho começou a funcionar em toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram beneficiados 54 municípios que participam do convênio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O serviço foi oferecido através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE), sediado em Divinópolis. Para isso foi montada uma moderna Central de Regulação com equipamentos.

Todas as chamadas para o SAMU são direcionadas para esta Central e um médico atende as solicitações e passa todas as orientações. Nos casos de urgência e emergência a ambulância mais próxima é acionada.

O objetivo das equipes de socorristas é atender todas as situações de emergência com agilidade, visando salvar vidas. Toda a estrutura montada em rede vem trabalhando para atender a população.

No entanto, o SAMU também vem registrando casos de trotes. São pessoas que ligam e passam endereços que não existem, tocam músicas para os atendentes, fazem piadas e contam histórias.

De acordo com José Márcio Zanardi, secretário-executivo do CIS-URG OESTE, o problema com os trotes é muito recorrente e desafia as equipes que estão prontas para atender aos pacientes:


José Márcio Zanardi
trotessamujosemarciozanardi1

Ele explica que todas as chamadas feitas para o telefone 192 são atendidas pela Central de Regulação. Os casos de urgência necessitam de profissionais devidamente habilitados e o intuito sempre é salvar vidas:

José Márcio Zanardi
trotessamujosemarciozanardi2

Os números das pessoas que ligam para passar trote ficam registrados no sistema digital do SAMU. Esses telefones são cadastrados como trotes e numa situação de emergência não são atendidos pelos socorristas:

José Márcio Zanardi
trotessamujosemarciozanardi3

O SAMU deve ser acionado em casos de fortes dores no peito, convulsões, acidentes de trânsito com fraturas, intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, perda de consciência, trabalhos de parto, sangramentos e hemorragias. O telefone é o 192 e a ligação é gravada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm