Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

SAMU completa um ano com balanço positivo e Pará de Minas contará com UTI Móvel. Veja dados de atendimentos


No dia 7 de junho do ano de 2017 começou a funcionar em Pará de Minas e outros 53 municípios da região que aderiram ao convênio para contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O serviço é oferecido através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE), sediado em Divinópolis. Para isso foi montada uma moderna Central de Regulação com equipamentos.

Todas as chamadas para o SAMU são direcionadas para esta central e um médico atende as solicitações e passa todas as orientações. Nos casos de urgência e emergência a ambulância mais próxima é acionada.

As equipes de socorristas trabalham no atendimento das situações de emergência com rapidez para que vidas sejam salvas. Toda a estrutura montada em rede vem trabalhando para atender a população.

O projeto estava sendo elaborado há muito tempo e o início das atividades sempre era adiado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sempre o mesmo dilema: a falta de recursos financeiros.

Em Pará de Minas cada equipe do SAMU conta com um motorista e um técnico em Enfermagem. Ao todo, são quatro turnos que atendem as chamadas todos os dias, durante 24 horas por dia.

Neste mês de junho o SAMU completa um ano de funcionamento em toda a região. O novo serviço de assistência continua sendo melhorado a cada dia para que as demandas sejam atendidas da melhor forma possível.

A reportagem do Portal GRNEWS teve acesso aos números do SAMU no município de Pará de Minas. Os dados estatísticos comprovam que o serviço traz muitos benefícios para a população paraminense.

Os dados obtidos junto a Assessoria de Comunicação do SAMU mostram todos os serviços prestados em Pará de Minas entre o dia 7 de junho de 2017 e o dia 24 de maio de 2018.

Nesse período foram 1.319 orientações médicas; 272 saídas de ambulância sem atendimento; 2.082 pessoas atendidas no município, sendo 190 por Unidade de Suporte Avançado e 1.892 por Unidade de Saúde Básico.

Foram efetuados 1.328 atendimento por causas clínicas; 30 por causas pediátricas; 575 com traumas; 53 por causas psiquiátricas e 96 por causas obstétricas.

O levantamento também mostra os atendimentos realizados por faixa etária; Foram 48 para crianças de até um ano; 60 para aquelas com idade entre 2 e 9 anos; 165 atendimentos para crianças e jovens com idades entre 10 e 19 anos; 629 atendimentos para quem tem entre 20 e 40 anos; 560 para pessoas na faixa etária de 41 a 60 anos e realizados 620 atendimentos para paraminenses com mais de 60 anos.

No período foram atendidas 1.082 pessoas do sexo masculino e exatas 1.000 do sexo feminino. Desse total de atendimentos, 340 foram pelo código vermelho; 1.589 pelo amarelo e 153 classificadas no código verde.

Para realizar todos estes atendimentos no município de Pará de Minas as equipes do SAMU contaram com o apoio da Polícia Militar por duas vezes; do Corpo de Bombeiros em cinco situações e contou com o apoio da Unidade de Suporte Avançado em quatro ocasiões.

O bom trabalho realizado pelo SAMU no município de Pará de Minas é reconhecido e elogiado pela população que confia no serviço e também por pessoas que estão envolvidas diretamente neste convênio.

É o caso de Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde. Para ele o balanço do serviço na cidade é muito positivo. O trabalho vem passando por várias adaptações e ampliações, incluindo transferências de pacientes entre unidades de saúde:


Paulo Duarte
samu1anopauloduarte1

Muitas dificuldades ainda são enfrentadas pelo serviço. O município de Pará de Minas já foi habilitado para receber uma UTI Móvel e a base do SAMU passará por algumas adaptações para receber o novo veículo:

Paulo Duarte
samu1anopauloduarte2

Outro que se manifestou sobre o trabalho do SAMU em Pará de Minas foi Marcos Campolina, coordenador da equipe de resgate voluntário Anjos do Asfalto, trabalha em parceria com o SAMU. Ele diz que esse atendimento integrado, que também envolve o Corpo de Bombeiros, melhorou ainda mais a assistência à população de toda a região:


Marcos Campolina
samu1anomarcoscampolina

O telefone do SAMU é o 192. Vale lembrar que os atendimentos envolvem uma grande estrutura mantida com recursos públicos. Por isso é importante que não sejam aplicados trotes.

O SAMU deve ser acionado em casos de fortes dores no peito, convulsões, acidentes de trânsito com fraturas, intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, perda de consciência, trabalhos de parto, sangramentos e hemorragias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm