Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Mitos e falta de informação desestimulam algumas mães, mas outras incentivam o aleitamento materno


O aleitamento materno é um dos momentos mais bonitos após o nascimento de um bebê. Um ato de amor que une mãe e filho, resultando em benefícios físicos e emocionais para os dois.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais. Nos primeiros seis meses o bebê deve receber somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos.

Após seis meses a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família. O processo envolve uma interação profunda entre mãe e filho.

O recém-nascido recebe nutrientes no leite materno que ajudam o organismo dele a se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

O leite da mãe é de fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminuindo o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.


Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

No caso da mãe, reduz o peso mais rapidamente após o parto, ajuda o útero a recuperar o tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

De acordo com a enfermeira Claudine Carvalho, responsável pela Maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas, ainda existem muitos mitos a respeito do aleitamento materno e as mães precisam buscar orientações:


Claudine Carvalho
leitematernoclaudinecarvalho

Paula da Silva Soares acaba de dar a luz um lindo bebê e destaca os benefícios do aleitamento materno. Segundo ela, as crianças que recebem o leite das mães tem um organismo mais forte e se desenvolvem melhor em todos os sentidos:


Paula da Silva Soares
leitematernopauladsoares

Aline Denise de Queiroz também está amamentando o filho recém-nascido. Para ela o contato com a criança é muito importante porque aumenta ainda mais os laços entre mãe e filho:


Aline Denise de Queiroz
leitematernoalinedqueiroz

Caso a mulher tenha dificuldades na amamentação do filho é importante procurar ajuda de um profissional de saúde ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receber orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm