Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Energia elétrica quase 36% mais cara para indústrias em MG impacta empresas paraminenses


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente um reajuste médio na conta de energia de 23,19%. O aumento entrou em vigor no último dia 28 de maio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os percentuais de aumento variam entre 18,53%, para consumidores residenciais com baixa renda e 35,56% para as indústrias. De acordo com a Companhia Energética de Minas Grais (CEMIG) o aumento do custo foi provocado pela estiagem e os baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

Em dezembro do ano passado eles chegaram a 20%. Trata-se do índice mais baixo da história e levou ao acionamento das termoelétricas. Este tipo de fornecimento de energia é mais caro.

De acordo com Júlio Moraes, diretor da Coopertêxtil, o reajuste da energia elétrica gera um gasto muito alto. A fábrica estuda a possibilidade de fechar o turno da noite porque neste período a conta fica mais cara e inviável:


Júlio Moraes
aumentoenergiajuliomoraes1

Outro agravante é que a indústria têxtil não consegue repassar o aumento nos custos para o produto final. Um dos problemas está na concorrência desleal com os tecidos importados da China a um preço muito baixo:

Júlio Moraes
aumentoenergiajuliomoraes2

A Cemig teve um lucro líquido de R$ 465 milhões no primeiro trimestre de 2018. No mesmo período do ano passado o montante foi de R$ 343 milhões.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm