Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Brasil celebra o Dia do Vinho e se firma como produtor mundial

Sebrae/Divulgação

Foi-se o tempo em que apenas rótulos de vinhos estrangeiros ganhavam visibilidade pela qualidade. O Brasil soube aproveitar a diversidade geográfica para alcançar uma vitivinicultura totalmente original, se firmando como o 6º maior produtor de vinho no Hemisfério Sul e o 14º do mundo. O setor celebra o Dia do Vinho, que este ano cai neste domingo, 3 de junho, com 200 milhões de litros, além de 120 milhões litros de espumante, movimentando mais de R$ 9 bilhões por ano.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 79,9 mil hectares. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades, média de dois hectares de vinhedos por família. Estimasse que 90% das vinícolas são micro ou pequenas empresas. Só no Rio Grande do Sul, região que mais produz, das 670 vinícolas ativas, 90% são de pequeno porte.

“As pequenas vinícolas vêm contribuindo para a melhor performance do vinho no cenário nacional, à medida que investem em tecnologias de gestão, de produção e comercialização da bebida com diferenciais regionais”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. O consumo interno, porém, precisa ser estimulado para que a produção brasileira possa crescer e fazer frente à forte concorrência dos importados, destacou a diretora do Sebrae.

Cada região do país desenvolveu uma especialidade, imprimindo nos rótulos a cultura e tipicidade de cada localidade. É o caso da Vinícola Goiás, localizada no município de Itaberaí em uma altitude de 830 metros. Em 1998, Danilo Razia chegou ao município com o propósito de transformar a paisagem do cerrado por meio os vinhedos. Foram pioneiros na produção de suco de uva integral no estado. Com o sucesso, começaram a produzir vinho em 2011. “Já trabalhávamos com a uva e observamos uma demanda alta dos consumidores por vinhos”, conta Anis Razia, filho de Danilo.

De junho a agosto, as uvas estão no período de maturação, quando as frutas colhidas e processadas para elaboração dos produtos. A vinícola produz três rótulos: bordô seco e suave, vinho branco da niágara branca e o lançamento de 2018, o rosé da niágara rosa. O espaço recebe de 80 a 120 pessoas por fim de semana. Quem visita o local conhece o vinhedo e o espaço de processamento da uva, além de poder degustar os vinhos no espaço gourmet.

Além de saborosa, estudos comprovam que a bebida oferece diversos benefícios para a saúde. A uva e seus derivados – como o vinho e o suco integral – vão além da nutrição, atuando na prevenção, proteção e combate a doenças. Entre eles, está a prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial, diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue, redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais – podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson, melhora na cognição e na memória e ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, intestino, mama e cólon. As informações foram apresentadas no III Simpósio Internacional Vinho e Saúde.

Sebrae e Ibravin
O Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) desenvolveram uma parceria com o objetivo de fomentar toda a cadeia do vinho no Brasil e, assim, aumentar a comercialização do vinho brasileiro no mercado interno junto aos pequenos negócios de alimentação fora do lar. As ações dessa parceria visam estimular a melhoria de produtos e processos produtivos por meio da consolidação do Programa Alimentos Seguros – PAS Uva para processamento, uma ferramenta para prevenção de riscos fitossanitários. O Sebrae apoia a cadeia vitivinícola há mais de duas décadas, focando no desenvolvimento de ações que fomentam a formalização e legalização das pequenas vinícolas, a capacitação dos produtores em processos de qualidade e gestão do empreendimento e do produto, além da comercialização dos vinhos do Brasil para o consumidor final.

Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. Com Agência Sebrae de Notícias

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm