Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Fica Vivo! faz ação para se aproximar da comunidade do Serra Verde, em BH

Omar Freire/Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais, por meio da área de Política de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizou na última terça-feira (30/5), no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, o Fica Vivo! Na Praça, com foco na prevenção à criminalidade na região. Em um espaço interativo, montado na Praça do Alckimin, os moradores participaram de jogos de mesa e tabuleiro, esportes coletivos, futebol de rua, teatro, forró e grafite. A ação busca aproximar a comunidade das ações do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) que os atende e que está sediado no bairro vizinho Minas Caixa.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A gestora do CPC Minas Caixa, Ana Paula Andrade, conta que, pelo fato do espaço físico estar instalado em outro bairro, é importante fazer essa divulgação, para que os moradores do Serra Verde tenham conhecimento dos serviços ofertados a eles. “Estamos realizando oficinas abertas do programa Fica Vivo! e divulgando o trabalho realizado pela equipe do programa Mediação de Conflitos”, conta a gestora.

Os programas
O Fica Vivo! é um programa do Estado que tem foco na prevenção e redução de homicídios de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração destes índices. Já o Mediação de Conflitos promove meios pacíficos de resolução de conflitos, em territórios marcados pela sociabilidade violenta, baixo acesso a direitos e baixo capital social.

Ana Carolina de Carvalho, de 17 anos, mora no Serra Verde e ficou sabendo da nova oficina de teatro do Fica Vivo! que seria disponibilizada pelo CPC Minas Caixa por meio da irmã, que também integra o grupo teatral que estava atuando na praça. Ela conta que, além da aprendizagem técnica, há também o espaço de sociabilização. “A equipe do CPC divulgou a nova oficina na escola dela há três meses. Aprendemos sobre teatro, cinema, dramaturgia e fizemos novas amizades”, conta a jovem.

Para Thiago Dias, de 20 anos, que participa das oficinas de jogos de mesa, onde pratica ping-pong, truco, buraco, xadrez, dentre outros jogos, “a atividade é uma oportunidade para os jovens saírem dos perigos oferecidos pelas ruas, onde eles podem conhecer novas perspectivas de vida”.

Já a mãe de uma adolescente que faz a oficina de futebol, Julia de Oliveira, de 42 anos, conta que ficou sabendo sobre o atendimento de Mediação de Conflitos durante o evento na praça. “É bom saber que podemos contar com mais esse serviço. Minha filha tem desenvolvido muito depois que entrou passou a praticar a atividade”, revela.

CPC Minas Caixa
O Centro de Prevenção à Criminalidade do Minas Caixa atende aproximadamente 280 jovens nas 11 oficinas oferecidas pelo Fica Vivo!. Pelo programa Mediação de Conflitos, também há uma média de 60 atendimentos. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm