Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Cuidados são essenciais para combater as doenças respiratórias, alerta especialista


Nessa época do ano há alguns fatores que estimulam a ocorrência das doenças respiratórias: baixa umidade, resfriamento do ar, o contato com ácaros de roupas guardadas e de outros tecidos dentro de casa ou no trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ambientes fechados e com ventilação reduzida facilitam a transmissão dos agentes como o vírus, que fica suspenso no ar até 24 horas e bacilos até 48 horas. No caso do ambiente seja úmido ocorre a proliferação do fungo.

Entre as doenças respiratórias mais frequentes no inverno estão: rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica e enfisema. As infecções respiratórias agudas são causadas por vírus e bactérias.

Idosos e crianças são os mais afetados. Durante a terceira idade, por exemplo, a pessoa tem uma imunidade mais baixa e às vezes tem que conviver com diabetes, doenças cardíacas, enfisema e bronquites crônicas.

As crianças são mais suscetíveis devido ao convívio em creches, onde uma contamina a outra, além do ambiente fechado. Por isso é importante tomar algumas medidas para evitar a proliferação das doenças.

De acordo com o médico especialista em Otorrinolaringologia, Jayson Peixoto Machado, dois fatores comprometem a defesa da árvore respiratória: fatores ambientais e comportamentais desta estação do ano que reduzem a imunidade:


Jayson Peixoto Machado
doencasrespiratoriasnofriojaysonpeixoto1

O especialista ressalta a importância de evitar ambientes fechados. Esses locais podem se tornar um depósito de ácaros que podem causar uma rinite alérgica ou uma asma. Por isso a importância de manter a ventilação e a luminosidade:

Jayson Peixoto Machado
doencasrespiratoriasnofriojaysonpeixoto2

Outras medidas que ajudam o organismo a combater as doenças respiratórias é manter a hidratação pelo consumo de líquido, praticar atividade física e ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm