Aumento do IOF encarece o preço do câmbio e as viagens internacionais

edleit_iof
Os brasileiros que planejam fazer uma viagem para o exterior podem preparar o bolso para o impacto de mais um reajuste anunciado pelo governo federal na segunda-feira (2).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Um decreto publicado pela presidente Dilma Rousseff aumentou de 0,38% para 1,1% a alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). O tributo incide sobre a aquisição de moedas estrangeiras.

Comprar o dinheiro de outros países nos bancos e corretoras terá uma tributação maior. Segundo o Ministério da Fazenda, a expectativa de aumento anual da arrecadação, com esta medida, é de R$ 2,37 bilhões.

Segundo o economista e ex-presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) Eduardo de Almeida Leite, o reajuste foi adotado após o anúncio de aumento na tabela do Imposto de Renda (IR) e do programa Bolsa Família, feitos por Dilma Rousseff no dia 1º de maio.

Com isso a União precisa de recursos para amenizar o rombo nas contas públicas. A medida foi adotada diante de um cenário político complicado e uma economia com forte recessão:

Eduardo de Almeida Leite
edleit_iof1

O especialista em mercado financeiro ressalta que mesmo assim o papel moeda continua sendo mais vantajoso devido aos valores cobrados no caso dos cartões de crédito. Porém, é preciso pesquisar as tarifas ofertadas pelos bancos:

Eduardo de Almeida Leite
edleit_iof2

Houve uma grande queda no número de viagens dos brasileiros para o exterior nos últimos meses. Os índices são um reflexo dos problemas econômicos gerados pelo desemprego e a alta taxa de juros, entre outros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!