Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

A tecelagem de Pará de Minas do chão das fábricas ao glamour dos desfiles de moda retratados em exposição


A exposição “A Tecelagem de Pará de Minas – do Chão das Fábricas ao Glamour dos Desfiles de Moda” será aberta na Casa da Cultura, dia 10 de abril, às 20 horas. Toda a população está convidada a visitar.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A indústria têxtil está instalada em Pará de Minas desde o ano de 1895. Durante muitos anos foi o principal ramo de atividade econômica e tem muitas histórias para serem reveladas. Até mesmo famílias foram formadas nas fábricas.

Muitos trabalhadores se conheciam na fiação, tecelagem, acabamento e expedição das empresas. O quadro de funcionários incluía homens e mulheres batalhadores que suavam a camisa para ganhar o sustento.


Essa convivência resultou em belos trabalhos e muito aprendizado. Em muitos casos ocorreram até mesmo casamentos. Famílias inteiras passaram pelo setor que predominava em praticamente toda a região.

A história rica relembra as dificuldades dos empresários em produzir e manter os negócios diante de tantos desafios. Até mesmo o Hino de Pará de Minas, de autoria do saudoso Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, contempla os teares das fábricas de tecido ao destacar Pará de Minas como a terra dos teares e dos sinos.

De acordo com José Roberto Pereira, diretor de Cultura, após minuciosa pesquisa foram reunidos diversos materiais para serem expostos. O acervo conta com documentos, fotos, peças de teares e outras atrações:


José Roberto Pereira

exposicaotextiljoserobertopereira

O decorador e estilista Wilson Júnior também trabalha no projeto de concepção da exposição. Ele informa que será realizado um desfile de moda durante a abertura com roupas que relembram a produção de tecidos em Pará de Minas:


Wilson Júnior
exposicaotextilwilsonjunior


A exposição “A Tecelagem de Pará de Minas – do Chão das Fábricas ao Glamour dos Desfiles de Moda” ficará aberta a visitação pública até o dia 7 de maio. Os interessados podem se dirigir até a Casa da Cultura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na praça Torquato de Almeida, 26 – Centro.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm