Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Mulheres empreendem mais em casa do que homens

mulheresempreendem
Empreender na própria casa tem sido a opção de muitas mulheres. De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae em parceria com o Dieese,  34% das mulheres que têm uma empresa trabalham em suas residências. Entre os homens, essa opção é feita por apenas 6% dos donos de negócios, número cinco vezes inferior.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, muitas mulheres optam por trabalhar em casa porque o empreendedorismo permite que elas trabalhem e cuidem da família ao mesmo tempo. “A cada 100 empreendedoras, 68 têm ao menos um filho e 92 fazem, também, os afazeres domésticos, que adicionam à jornada, em média, 24 horas por semana. Por isso, para elas, é mais fácil empreender na própria casa. Ao mesmo tempo em que são empresárias, são mães presentes”, afirma Barretto.

Mas para que a mulher tenha sucesso no empreendimento é preciso encontrar equilíbrio para não misturar contas e afazeres domésticos com as despesas e lucros e atividades da empresa. Mesmo operando de casa, o empreendedor deve ter em mente que seu êxito depende de muito esforço, planejamento, disciplina, definição concreta de metas e objetivos. “Não é por trabalhar em casa que o empreendedor dispõe de tempo livre para fazer o que quiser, na hora em que bem entender”, destaca Barretto.

O ideal é que a empreendedora que trabalha na própria residência estabeleça horários e rotinas a serem rigorosamente cumpridos. Ela tem de estar atenta à qualidade do produto, aos prazos de entrega e ao atendimento à sua clientela com todo profissionalismo, da mesma maneira que alguém que toca seu negócio de um escritório ou de uma loja. Se possível, é recomendado a separação dos ambientes doméstico e empresarial, ou seja, ter um cômodo da casa disponível para a empresa, de preferência com uma estrutura própria.

Há uma diversidade de negócios que se adaptam melhor ao formato home office, como salões de beleza, artesanato, corte e costura, reforço escolar, escritórios de contabilidade, publicidade, computação gráfica, consultoria e advocacia e venda de cosméticos. Antes de montar a empresa, é importante consultar os órgãos municipais e estaduais, como a prefeitura, vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Existem regras municipais específicas para funcionamento de uma empresa em área residencial e que definem as atividades que podem ser realizadas nesse contexto. Com Agência Sebrae de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm