Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Ações são realizadas para prevenir uso de drogas no período pré-Carnaval

Gil Leonardi/Imprensa MG

A Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), está realizando ações educativas e preventivas contra o uso indevido de álcool e drogas na capital, durante o período de pré-Carnaval. Na noite de sexta-feira (26) a primeira inciativa aconteceu durante o cortejo da equipe de percussão do projeto “Juventude e Polícia”, na Avenida Alberto Cintra, bairro Cidade Nova, na região Leste da capital.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e realizadas abordagens pelas equipes técnicas da Supod. As peças entregues contêm informações sobre os malefícios do uso do álcool e drogas além de endereços e telefones de onde se pode buscar ajuda em Minas Gerais. No domingo (28) foi a vez da tradicional Feira Hippie da Afonso Pena e da Feira do Mineirinho receberem a blitz educativa.

Até o início oficial dos dias de folia, serão mais de dez ações de prevenção com blitze educativas durante os ensaios e blocos que antecedem o Carnaval. Segundo a Superintendente de Acolhimento Integral aos Usuários de Drogas da Sesp, Fabiane Rodrigues Oliveira, neste período do ano, além de o consumo de álcool e drogas ser intensificado, há muitos registros de primeira experimentação e a prevenção é sempre a melhor alternativa para evita-los.

A Subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães, também conta que essas ações preventivas e educativas no período pré-carnavalesco vêm sendo efetivas na divulgação dos meios de auxílio aos usuários.

“Os números de atendimento no Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread) nos mostram um aumento na busca por ajuda no período pós-Carnaval e acreditamos que essa procura é devido à ampliação do acesso à informação de que temos esse serviço”, afirmou Patrícia.

Parceiros da Política sobre Drogas, os jovens do projeto “Juventude e Polícia” estiveram presentes na primeira ação ajudando a chamar a atenção dos foliões na aglomeração de bares da Avenida Alberto Cintra.

Para o Sargento Johnny, coordenador do projeto Polícia e Juventude, apresentações como a ocorrida são importantes para mostrar aos jovens que estão assistindo que é possível ir pra folia e se divertir sem precisar fazer uso de álcool ou drogas. “O grupo tocando gera empatia em quem está assistindo. E a gente acredita que serve de exemplo e influencia”, disse.

O projeto Juventude e Polícia é coordenado pela Polícia Militar com a finalidade de aproximar os jovens da polícia e realizar um trabalho preventivo para afastá-los do mundo das drogas. Por meio de oficinas de música, dança, teatro e artes gráficas, o projeto vem transformando a vida dos participantes.

Amanda Silva, 16 anos, foi uma das abordadas durante a ação da Supod na Alberto Cintra. Ela acredita que é importante este tipo de iniciativa para lembrar os foliões de que é preciso aproveitar o carnaval sem se esquecer da prudência. “A gente vê muito adolescente fazendo uso abusivo, principalmente, de álcool, e alertá-los sobre os riscos é um passo importante para cautela durante o carnaval”, opinou. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm