Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Ministros participam de enfrentamento ao Aedes aegypti em São Paulo

ministros

Os ministros Mendonça Filho, da Educação, Alexandre Moraes, da Justiça e Cidadania, Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o governador Geraldo Alckmin participaram nesta sexta (2) de força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti na capital paulista.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Eles estiveram na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal, no Jardim Peri Peri, zona sul, onde assistiram à apresentação de alunos. Segundo o governador, a vacina tetravalente contra a dengue, elaborada pelo Instituto Butantã, está na última fase, a clínica. “Temos que vacinar 17 mil pessoas, já foram vacinadas 3,1 mil, chegamos a quase 20% da meta”, disse.

As ações de prevenção da força-tarefa começam hoje em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, em articulação com prefeituras e governos estaduais. Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil também estarão nas ruas para o enfrentamento à doença.

O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti deste ano, realizado pelo Ministério da Saúde, 28 cidades paulistas estão em alerta contra a dengue, chikungunya e zika e 344 estão em situação satisfatória. Em todo o país, 855 cidades estão em situação de risco.

O governador destacou que, enquanto a vacina não chega à população, o único caminho para evitar a doença é combater o mosquito. Com a mobilização, as sextas-feiras serão dedicadas em todo o país à procura por focos da dengue.

O secretário estadual de Saúde, David Ewerson Uip, informou que a dengue preocupa mais a cada ano, apesar do avanço. “Temos números que mostram que as medidas adotadas no ano anterior foram eficientes. Com essa diminuição de 80% do número de casos de mortos e de 76% do número de casos, são números muito altos”, disse.

Mobilização nacional
A força-tarefa faz parte de mobilização promovida pelo governo federal para o combate ao mosquito, incluindo prédios públicos federais e empresas estatais em todo o país. O objetivo é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, da chikungunya e da zika. Ações integradas e simultâneas, serão desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população.

Órgãos da administração pública, unidades de saúde e estatais, também participam do movimento, marcando a intensificação das ações para impedir a reprodução do mosquito. A ideia é que todas as sextas-feiras sejam dedicadas à verificação de possíveis focos do mosquito. O governo espera, com isso, incentivar outras empresas, associações e a própria população para que cada um faça a sua parte.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o objetivo é reforçar a atenção da sociedade para eliminar os criadouros do mosquito. “Toda a infraestrutura está pronta, mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte. A diminuição dos mosquitos vai impactar diretamente na redução no número de pacientes com essas doenças, por isso a importância destas ações nas escolas, empresas, casas e complexos residenciais”, disse.

Campanha
A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar”, diz o texto veiculado em TV, rádio, internet, redes sociais e mobiliários urbano (ponto de ônibus, outdoor), até 23 de dezembro. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm