Sistema eletrônico implantado na Pio Canedo facilita progressão de regime ou soltura de presos


A situação do sistema penitenciário brasileiro é caótica. Superlotação e péssimas condições para os sentenciados cumprirem penas. Faltam vagas e muitas cidades, os suspeitos detidos pela Polícia Militar precisam ficar horas e até dias dentro de camburões esperando para serem ouvidos nas delegacias de Polícia Civil ou casas de custódia.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Dentro dos presídios o clima também é tenso. Recentemente o povo brasileiros vivenciou massacres em presídios localizados nas regiões Norte e Nordeste do país. A briga pelo comando das unidades prisionais por facções rivais provocam o caos.

Em Pará de Minas a superlotação é um problema que preocupa a população. Tanto que em 2014 uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitou a penitenciária Dr, Pio Canedo para averiguar denúncias de superlotação.

Visitaram as instalações, ouviram sentenciados, funcionários, participaram de audiência pública na Câmara Municipal de Pará de Minas. Ao final, prometeram cobrar do Governo de Minas Gerais medidas capazes de reduzir o número de presos no município.


Porém, os deputados estaduais ficaram apenas na promessa. De lá para cá continuou aumentando o número de presos na Pio Canedo e ainda deram início a construção de uma nova penitenciária feminina, cujas obras não prosperam.

A superlotação continua sendo um problema na penitenciária de Pará de Minas, como admite o diretor da unidade prisional Marcelo Diogo Carvalho Barbosa.

Entretanto, ele afirma que a situação está sob controle e o sistema eletrônico implantado pela Justiça da Comarca de Pará de Minas facilita a identificação e ações rápidas em relação aos presos com direito a progressão de regime ou mesmo soltura:


Marcelo Diogo Carvalho Barbosa
marcelopenitenciaria1

Na noite desta segunda-feira, 2 de outubro, o diretor também estava muito feliz com a entrega de moções de aplausos a todos os agentes penitenciários, durante solenidade na Câmara Municipal de Pará de Minas. Para ele, este é o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido na Pio Canedo:

Marcelo Diogo Carvalho Barbosa
marcelopenitenciaria2


O projeto de construção de mais uma penitenciária feminina em Pará de Minas continua suspenso pelo Governo de Minas Gerais, que enfrenta dificuldades de caixa até para pagar salários dos servidores públicos estaduais.


Durante a reunião da noite desta segunda (2) policiais militares e agentes da Polícia Civil também foram agraciados com moções de aplausos conferidas pelo Legislativo paraminense.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!