Mais facilidade para trabalhador escolher onde receber com novas regras da portabilidade da conta-salário


As novas regras para portabilidade salarial passaram a vigorar no domingo, 1º de julho. Trata-se dos casos em que o titular da conta-salário pede transferência de recursos para outro banco.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ao aderir à portabilidade, o salário passa a ser transferido automaticamente, sem pagar tarifa. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a inversão do procedimento e agora o trabalhador pode pedir a transferência à instituição da conta de destino.

A mudança faz com que a portabilidade das contas-salário seja igual ao que é praticado nas linhas telefônicas. Para mudar de operadora sem trocar de número, o titular pede a transferência na empresa que receberá a linha.

Outra mudança é que os salários também poderão ser transferidos para contas de pagamento. Elas não são oferecidas por um banco, mas por instituições de pagamento chamadas Fintechs,

Elas têm recursos tecnológicos e oferecem serviços de movimentação de recursos. Por meio das contas de pagamento é possível movimentar dinheiro, pagar contas e comprar com o cartão ou aplicativo no celular.

Essas empresas podem oferecer as contas de pagamento, cartões pré-pagos, cartões de crédito, cartões de vale-refeição e credenciar lojistas para aceitarem meios de pagamento eletrônico.

De acordo com Eduardo Bráulio de Souza, gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal em Pará de Minas, o procedimento já existia e agora poderá ser solicitada no banco de destino. A não cobrança da taxa de transferência dependerá das instituições financeiras:


Eduardo Bráulio de Souza
portabilidadesalarioeduardobraulio

A conta-salário é aberta pelo empregador, em nome do empregado, para efetuar o pagamento de salários e aposentadorias. Apenas o empregador pode fazer depósitos, e o empregado conta com isenção de tarifas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!