Especialistas de quatro países discutem inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


O 2º Colóquio Internacional da APAE foi realizado em Pará de Minas na quinta (1º) e nesta sexta-feira, 2 de junho. O evento foi promovido pela Federação das APAES do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG), destacando a importância do Emprego Apoiado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo foi apresentar e discutir a metodologia de inclusão das pessoas com deficiência intelectual no mercado formal de trabalho. Participaram palestrantes que são referências em estudos e experiências sobre o assunto no Brasil, Chile, Argentina e Portugal.

O 2º Colóquio Internacional da APAE também contou com representantes de 40 APAES do Estado de Minas Gerais, profissionais, pessoas com deficiência e familiares.

Em Pará de Minas existem 22 empresas que empregam pessoas com deficiência. Um panorama muito positivo na sede do evento que está reunindo a rede apaeana e especialistas de outros países.

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB), presidente da Federação das APAES de Minas Gerais, (FEAPAES-MG), destacou a importância de avançar com a inclusão social através do trabalho formal das pessoas com deficiência, além da troca de experiências com outras nações que são referência:

Eduardo Barbosa
eduardobarbosa_coloquio

Darlene Lobo Martins, gerente do Programa Emprego e Renda da APAE de Belo Horizonte, participou do evento e trouxe algumas experiências que vem dando certo através da metodologia do Emprego Apoiado:

Darlene Lobo Martins
darlenelobo_coloquio

Jesus Carlos Delgado, presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA), fez uma palestra ressaltando a necessidade das empresas dar oportunidades aos portadores de necessidades especiais:

Jesus Carlos Delgado
jesuscarlos_coloquio

O 2º Colóquio Internacional da APAE encerrado na tarde desta sexta-feira (2) em Pará de Minas. O último palestrante foi Carlos Veloso da Veiga, doutor em Sociologia e professor auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Ele apresentou um panorama sobre o Emprego Apoiado em Portugal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!