Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

III SEMEIA: início de evento ambiental desperta pouco interesse no público pará-minense

semeia2
Foi aberta nesta terça-feira (02) a III SEMEIA (Semana Municipal de Meio Ambiente) promovida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do meio Ambiente (CODEMA) com o apoio da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangéia).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo do evento é despertar toda a população para a importância de preservar o meio ambiente, estabelecendo ações e mudanças de comportamentos que garantam a sustentabilidade.

Durante a semana serão realizadas palestras, apresentações de cinema, mostras de trabalhos artesanais, entre outros. O objetivo é provocar discussões em diferentes formas de linguagem.

No período da manhã ocorreu uma plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH-Pará), que reuniu um público um pouco maior, por contar com pessoas de outros municípios.

semeia3
Na mesma noite de terça (2), a presidente do CBH-Pará, Regina Greco, ministrou palestra sobre o ciclo a água, recarga hídrica e outorga, também no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

Entretanto, ela falou para um auditório praticamente vazio. A palestra que estava agendada para às 19 horas foi postergada para mais tarde visando a chegada de um número maior de pessoas, o que não ocorreu. A palestra começou com quase 50 minutos de atraso e para um público de 21 pessoas.

Dessas 21 pessoas, várias delas da equipe Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, IEF, ambientalista, representante de patrocinadora, que já sabem de cor e salteado o tema, alguns estudantes que, certamente foram até lá para garantir uns pontinhos a mais e um repórter do Portal GRNEWS que também está nesta conta final de 21 pessoas.

Regina Greco falou com conhecimento do tema proposto, que ela domina muito bem, mas ficou claro mais uma vez, que o pará-minense não está muito interessado nas questões ambientais.

Na semana que vem quando for criada a chamada Praça da Sustentabilidade, certamente o número de participantes vai aumentar, mas não por interesse dos pará-minenses, mas sim, devido aos alunos das escolas de Pará de Minas são levados até o local por seus professores. Fora isso, a participação do cidadão comum é muito reduzida.

Estes mesmos cidadãos também questionam a eficácia da SEMEIA, que tem um custo muito alto. Estes críticos argumentam que nas edições anteriores da SEMEIA, notaram algumas ações como recolhimento de lâmpadas, lixo eletrônico, óleo de cozinha usado, chaves entre outras, somente na semana em que acontece o evento. Passou a “festa”, estas mesmas ações são esquecidas em Pará de Minas.

Nenhuma empresa patrocinadora ou organizadores realizam estas mesmas ações para defender o meio ambiente propagadas durante a SEMEIA ao longo do ano. Passou o evento, cai tudo no esquecimento até captarem recursos para desenvolver a SEMEIA do próximo ano.

Na manhã de terça (2), o público foi um pouco melhor com a presença de pessoas de outros municípios, como Itaúna.

semeia5
O presidente do Codema e gerente da Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangéia), José Hermano de Oliveira Franco, diz que a SEMEIA chama a atenção para a crise de água na região.

Ele ressalta a importância de toda a sociedade, juntamente com o poder público, debater as questões e fomentar políticas públicas que visem sanar o grave problema da falta d’água:

José Hermano de Oliveira Franco
smjholvfrn

Regina Greco, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH- Pará), proferiu uma palestra sobre recursos hídricos pela manhã e outra á noite sobre o ciclo da água para um teatro quase vazio. Segundo ela, a demanda de água aumentou e a sociedade não se preparou, resultando na escassez de água:

semeia4
Regina Greco
smrgngrc

Nesta quarta-feira a programação da SEMEIA continuará com a divulgação da seleção dos projetos ambientais vencedores do programa Agentes Ambientais Mirins. O evento começará às 9h, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, na praça Torquato de Almeida, 26, Centro, Pará de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm