Macaco Bugio é apreendido em garagem de residência no distrito de Torneiros

SOS Bichinho/Divulgação

A Polícia Militar de Meio Ambiente recebeu informação indicando que havia um macaco preto na garagem de uma residência no distrito de Torneiros, município de Pará de Minas, no sábado, 31 de março.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

SOS Bichinho/Divulgação

Equipes da PM e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para verificar a situação do animal e fazer o recolhimento. Um representante da Organização Não Governamental (ONG) SOS Bichinho também participou da diligência.

SOS Bichinho/Divulgação

Os moradores não sabiam como agir para ajudar o primata a retornar para a natureza. Os militares encontraram um macaco Bugio preto que aparentemente estava bem de saúde.

Trata-se de um gênero de macaco da família Atelidae, conhecido por Bugio, Guariba ou Barbado. São seletivos e se alimentam na maioria das vezes de algumas poucas espécies de plantas.

SOS Bichinho/Divulgação

De acordo com o médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa, vice-presidente da SOS Bichinho, foi constatado que o macaco estava muito tranquilo e aparentemente pode ter sido criado em cativeiro:


Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
apreensaodemacacoidaelsantarosa1

Durante a abordagem o Bugio parecia tranquilo, mas partiu para a agressão e teve que ser contido. Por ser um animal da fauna silvestre, todos os cuidados foram tomados para que evitar acidentes:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
apreensaodemacacoidaelsantarosa2

SOS Bichinho/Divulgação

É importante ressaltar que os macacos não transmitem Febre Amarela, como muitos pensam, e por isso a população não deve matar esses animais. Na verdade, eles também são vítimas e atuam como vigias para alertar para a presença do mosquito vetor da doença:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
apreensaodemacacoidaelsantarosa3

SOS Bichinho/Divulgação

A ONG SOS Bichinho não possui abrigo e por isso não promove o trabalho de acolhimento de animais. Algumas ações são tomadas a pedido da Polícia Militar de Meio Ambiente e as espécies são encaminhadas aos órgãos ambientais competentes e em seguida para a natureza.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!