Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Municípios mineiros se destacam na cadeia produtiva da moda

Foto: Pedro Paulo da Luz

A produção de couro em Dores de Campos, no Território Vertentes, representa 63,8% da produção industrial vinculada à moda no município. Este é um dos dados de pesquisa inédita feita pela Fundação João Pinheiro (FJP), a pedido da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com o objetivo de direcionar as ações de fomento à moda em Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Além das tradicionais botas de couro no estilo country, Dores de Campo se destaca na fabricação de acessórios e selas para montaria (arreios, mantas para cavalos, cintos, rédeas etc). O seguimento montaria é o carro-chefe nas vendas do município. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Dores de Campos, a cidade abriga cerca de 100 selarias formalizadas e oito curtumes (locais de processamentos de couro cru).

Segundo o gerente de uma selaria, Guilherme Araujo Oliveira, a maior parte das vendas de acessórios e selas é feita pela internet, com encomendas do Brasil inteiro. “Isto representa 80% das vendas somente pelo e-commerce”, relata. Ainda segundo ele, são produzidos, em média, cerca de 60 a 80 selas por mês. Além disso, a fábrica apostou no diferencial em produzir a sela personalizada, de acordo com a preferência do cliente.

Setor calçadista
Nova Serrana, no Território Oeste, conta com 60,3% da produção industrial vinculada à moda, de acordo com a pesquisa da FJP. A atividade industrial em expansão reflete diretamente na geração de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O município aparecia na lista como a quarta cidade no país em número de contratações, de janeiro a setembro de 2016, totalizando 4.978 novos postos de trabalho – destes, 4.913 são da indústria. No ranking nacional do Caged, Nova Serrana é precedida pelas cidades de Franca/SP (6.217), Juazeiro/BA (5.793) e Cristalina/GO (5.610).

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Novas Serrana (Sindinova), Pedro Gomes da Silva, “os números indicam o crescimento do polo calçadista na região, consolidando-se cada vez mais importante para a economia de Minas Gerais e do Brasil”.

Couro e moda
Belo Horizonte também se firma como um dos mais importantes polos de moda do país. Eventos como o Minas Trend alavancam negócios de empresas já consolidadas e também daquelas que buscam mercados. A última edição foi realizada em outubro, com apoio do Governo do Estado.

É o caso da marca belo-horizontina NUU Shoes. Segundo a proprietária Marina Mourão Ledarch, a participação no Minas Trend contribuiu muito para alavancar os negócios. “Começamos produzindo calçados, exclusivos, em varejo. A participação no Minas Trend triplicou o volume das vendas, além de trazer maior visibilidade para a marca”, comemora.

Ainda jovem, com apenas um ano meio de existência, a NUU Shoes, com estilo minimalista, também conquistou o gosto de outros principais estados consumidores de moda – São Paulo e Rio de Janeiro. A maior parte das vendas é feita pelo e-commerce.

Fomento à cadeia produtiva
Diante destes exemplos, o Governo do Estado de Minas Gerais está atento ao potencial promissor da cadeia da moda. Por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais lançou, em novembro, o Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor.

A iniciativa também inclui o setor da moda. O objetivo é fomentar e fortalecer as micro e pequenas empresas mineiras, promovendo seu crescimento e participação no produto interno bruto estadual e nacional. O programa, dividido em duas fases, prioriza dentre outros segmentos o da indústria criativa, entendida como a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços.

“Dentro da indústria criativa vamos focar nas áreas de moda, gastronomia e audiovisual, consideradas estratégicas para o crescimento do estado e já apoiadas pela Codemig em outros contextos”, ressalta o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

De acordo com ele, o programa vai ao encontro dos principais objetivos estratégicos da Codemig, na medida em que atua para reduzir as diferenças regionais de Minas Gerais e contribui para o desenvolvimento sustentável e integrado do estado. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm