Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Líder norte-coreano provoca EUA: pronto para lançar míssil intercontinental


A Coreia do Norte está em “fase final de testes de um míssil balístico intercontinental”, afirmou nesse domingo (1°) o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, em seu discurso de Ano-Novo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Estamos nas etapas finais antes do lançamento de um míssil balístico intercontinental”, disse o chefe do Estado norte-coreano em uma mensagem de 30 minutos, transmitida pela televisão local, dizendo que Pyongyang (a capital norte-coreana) “adquiriu o estatuto de potência nuclear em 2016”.

A Coreia do Norte é agora “uma potência militar no Oriente, temida até mesmo pelos inimigos mais poderosos”, acrescentou Kim Jong-Un. Em 2016, o país realizou dois testes nucleares e lançou vários mísseis, como parte de seu objetivo de ser capaz de atingir o solo americano com uma arma nuclear.

Os analistas internacionais estão divididos quanto à real capacidade da Coreia do Norte de desenvolver uma arma nuclear, precisamente porque o país nunca conseguiu lançar com sucesso um míssil balístico intercontinental. Todos concordam, no entanto, que Pyongyang tem feito enormes progressos nesse sentido desde que Kim sucedeu seu pai, Kim Jong-Il, que morreu em dezembro de 2011.

Poderio nuclear
Um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos explicou, no mês passado, que a Coreia do Norte havia realmente conseguido equipar um míssil com uma ogiva nuclear e fazer o lançamento, mas que o país é atualmente incapaz de fazê-lo voltar à órbita terrestre para alcançar um alvo específico.

A declaração do líder norte-coreano pode ser uma tentativa de “exercer pressão sobre [o futuro presidente dos Estados Unidos] Donald Trump”, disse Kim Yong-hyun, especialista em Coreia do Norte da Universidade de Dongguk, em Seul. “É uma maneira de dizer que se os Estados Unidos continuarem a sua política de pressão sobre a Coreia do Norte, ele irá fazer um teste de míssil intercontinental nos próximos meses”, explicou.

Kim Jong-Un, sem se referir ao nome de Donald Trump, exortou os Estados Unidos a “tomar uma decisão firme para parar com sua política hostil e anacrônica em relação à Coreia do Norte.”
Washington tem dito repetidamente que não permitirá que a Coréia do Norte se torne uma potência nuclear. Trump, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Com Agência Brasil/Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm