Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

ONU aprova sanções contra Coreia do Norte por causa de quinto teste nuclear

kim_jong_un

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na quarta (30), por unanimidade, uma resolução reforçando as sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao quinto teste nuclear do país. Na nova resolução, o conselho decidiu que o país não deve fornecer, vender ou transferir carvão, ferro e minério de ferro do seu território, exceto para fins de subsistência. As informações são da agência chinesa Xinhua.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O conselho fixa um limite máximo para a exportação de carvão pela Coreia do Norte [oficialmente República Popular Democrática da Coreia – RPDC], que não pode ultrapassar US$ 400,9 milhões ou 7,5 milhões de toneladas métricas do produto por ano, o que for menor, a partir de 1º de janeiro de 2017. Além disso, o órgão proíbe a venda de cobre, níquel, prata, zinco e estátuas da RPDC.

Em 9 de setembro, a RPDC realizou mais um teste de explosão de ogivas nucleares. Foi o quinto teste nuclear de Pyongyang, realizado oito meses após o anterior. “O governo chinês se opõe firmemente a tal ato,” disse o embaixador chinês na ONU, Liu Jieyi.

“A resolução adotada pelo Conselho hoje demonstra a posição uniforme da comunidade internacional contra o desenvolvimento pela Coreia do Norte de seus programas nucleares e de mísseis e para a manutenção do regime internacional de não proliferação nuclear,” disse Liu.

Após o conselho aprovar a resolução, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a nova resolução “envia uma mensagem inequívoca” de que a Coreia do Norte deve cessar outras ações provocatórias e cumprir plenamente as suas obrigações internacionais.

“A RPDC deve reverter seu curso e avançar para o caminho da desnuclearização através de um diálogo sincero,” disse Ban, ao mesmo tempo em que estimula a comunidade internacional a melhorar as condições de vida do povo coreano.

Até agora, o Conselho de Segurança aprovou seis resoluções para conter os programas nucleares e de mísseis da RPDC. Em março, o Conselho impôs severas sanções, incluindo uma proibição de exportação e congelamento de ativos na RPDC, em resposta ao seu teste de bomba H realizado em janeiro. O país também realizou testes nucleares subterrâneos em 2006, 2009 e 2013. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm