Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Cinzas de Fidel Castro seguem viagem a Santiago de Cuba

fidel_castro

O corpo do ex-presidente cubano Fidel Castro segue em caravana à cidade de Santiago de Cuba. O caminho é exatamente o contrário ao feito durante a revolução cubana.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A primeira rota, iniciada pelo exército rebelde em 2 de janeiro de 1959, e a mais recente, desde o dia 30 de novembro, coincidem na emoção da multidão que as acompanha, segundo a agência Prensa Latina.

O cortejo fúnebre partiu da sede das Forças Armadas, em Havana, com a bandeira de Cuba e a marca da estrela solitária. As pessoas no caminho saúdam o ex-presidente com silêncio, símbolos da revolução cubana ou aplausos.

Trajeto das cinzas
O trajeto rumo a Santiago passa pelas províncias de Mayabeque e Artemisa, de onde veio a maior parte da expedição do lendário iate Granma. O barco tinha partido de Tuxpan, no México, em 1956, até chegar a Las Coloradas.

A cidade de Coliseu, onde em 1961 os militantes ficaram na Playa Giron para derrotar a invasão americana, também saudará os restos mortais de Fidel Castro.

A rota também passa por Cardenas, a cidade natal do então menino Elián González que tinha sido levado aos Estados Unidos com sua mãe que, no entanto, morreu na viagem. Cuba chegou a um acordo com os Estados Unidos para que Elián, agora um engenheiro, voltasse para seu pai em Cuba.

Na peregrinação, as cinzas de Fidel passam também por Cienfuegos, onde aconteceu a revolta popular de 5 de setembro de 1957, e por Santa Clara, cidade que tem um mausoléu em homenagem ao seu ex-companheiro de guerrilha, o argentino Ernesto Che Guevara.

A caravana do tributo a Fidel também passa por Camagüey, que Fidel visitou três vezes em 1959 para falar com as pessoas e inaugurar escolas e hospitais.

O trajeto se encerra em Santiago de Cuba, onde, nas montanhas da Sierra Maestra, onde os combates contra o governo de Fulgêncio Batista se iniciaram. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm