Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Alemanha assume a presidência do G20 tendo Trump como desafio

alemanha_mapa

A Alemanha assume nesta quinta (1º) a presidência do G20 (grupo que reúne as 20 maiores potências mundiais), com o desafio de manter a cooperação internacional, que pode sofrer grandes desgastes com a entrada do polêmico e controverso Donald Trump na Casa Branca em 2017. As informações são da Agência ANSA.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com a saída de Barack Obama da Presidência dos EUA, a chanceler alemã, Angela Merkel, que em 2017 tentará um quarto mandato, deve assumir, além da liderança do G20, o lugar de autoridade deixado pelo atual mandatário norte-americano na “aliança” entre os países ocidentais.

Com o slogan “Shaping a Interconnected World” (“Moldando um Mundo Interconectado”), a Alemanha quer ampliar a globalização e melhorar a relação entre os países do grupo e a cooperação internacional, o que poderá ser difícil com Trump. Como nos últimos anos, as reuniões do G20 devem abordar temas como acordos comerciais e a questão climática no mundo, assuntos nos quais a Alemanha poderá bater de frente com o novo governo norte-americano.

No tocante aos acordos comerciais, os embates podem acontecer em grande parte devido às declarações polêmicas de Trump sobre a China, país-membro do grupo, que para o republicano americano está “matando” o seu país economicamente. Trump também já ameaçou tirar os EUA do Tratado Transpacífico [TPP, acordo assinado por mais de dez países e que cria a maior área de livre-comércio da história] e do Nafta [North American Free Trade Agreement -Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, bloco econômico formado pelos EUA, Canadá e México].

Já sobre o clima, mesmo Trump já tendo falado que iria manter a “mente aberta” sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas, ele atacou várias vezes durante sua campanha o Acordo de Paris, afirmando que o dinheiro que seria usado para ações relacionadas ao mêsmo seria destinado às empresas norte-americanas. O magnata americano disse ainda que o aquecimento global é algo inventado pelos chineses parar frear a economia dos EUA. Com Agência Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm