Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Mochilando em Amsterdã

mclndamstrd

Por Flávio Marcus da Silva

Do aeroporto mesmo ela postou: “Acabo de chegar a Amsterdã”. Só isso. Claro que não mencionou o detalhe: sem a bagagem, que tinha pegado o avião errado e estava a caminho de Luanda, na África.

Depois de enfrentar uma fila enorme no guichê da companhia aérea e preencher todos os formulários exigidos para comunicar o extravio de suas malas, pegou um táxi e foi para o hotel. Lá, o gerente, após verificar no sistema, disse-lhe que não havia nenhuma reserva em seu nome. Com seu inglês de quinta categoria, demorou quase uma hora para descobrir que seu hotel não era aquele, mas um outro, com nome parecido, que ficava a quilômetros dali.

Entrou num táxi (calculando a fortuna que pagaria pela corrida), morta de fome e com os nervos à flor da pele; mas mesmo assim tirou uma foto e postou: “Amsterdã é linda!”, e clicou em check-in: “Amsterdã”.

Meia hora depois (e com 100 euros a menos na carteira), entrou no hotel, que ficava ao lado do famoso Museu Van Gogh, que ela pretendia visitar. Tomou um banho fervendo, pois não sabia regular a temperatura, vestiu a mesma roupa suada da viagem (porque não tinha outra) e ligou para a companhia aérea, que lhe informou que sua bagagem não estava a caminho de Luanda, mas de Abu Dhabi, em um voo da KLM, com conexão em Bagdá. Quando voltasse para Amsterdã, entrariam em contato. Angustiada, desligou o telefone e postou: “Hotel maravilhoso! De banho tomado, indo ao Museu Van Gogh”.

Museu fechado para reformas, dizia o aviso em holandês, inglês e alemão. Ficou decepcionada, mas pediu a um turista espanhol que tirasse uma foto dela e postou: “Na entrada do Museu Van Gogh, em Amsterdã. Fantástico!”.

Faminta, foi procurar algo para comer. Chorando de ódio, pediu uma porção de arenque com limão e uma fatia de torta de maçã. Antes de comer, claro, tirou uma foto e postou: “Lanchezinho básico em Amsterdã, antes de alugar uma bicicleta e passear pela cidade. Privilégio para poucos”.

Depois do lanche, porém, confundiu ciclovia com calçada e foi atropelada por um ciclista, que se esparramou todo no chão. Na hora ela não sentiu nada, mas depois de 15 minutos seu joelho esquerdo virou uma enorme batata quente, inchado, vermelho, uma coisa horrorosa.

Jogou-se num banco, ao lado de uma bicicleta para alugar, e pediu a um turista francês que tirasse uma foto dela com a mão pousada na bicicleta. Firmou a mão, que tremia, fingiu um sorriso e depois postou: “Mochilando feliz pelas ruas de Amsterdã”.

Mal acabou de postar, sentiu uma fisgada no ventre, e depois algo líquido borbulhando dentro dela, descendo, e a fisgada de novo… “Não pode ser”, pensou.  Mas era. Não deu tempo nem de trancar o cu e procurar um banheiro. A diarreia escorreu pelas suas pernas em abundância (uma verdadeira cachoeira), exalando ao redor, intensamente (como uma dama-da-noite toda florida), um cheiro azedo e insuportável de arenque, maçã e canela.

Na cama do hospital, com um tubo de soro ligado na veia, focalizou seu rosto na tela do smartphone (de forma que não aparecesse nada ao redor), fingiu um sorriso e postou: “Depois de um dia maravilhoso em Amsterdã, estou agora indo dormir, no Best Western Apollo Museumhotel. Boa noite!”.

Balanço do dia: Bagagem extraviada, 100 euros de táxi, diarreia brava, joelho bichado e 789 curtidas no Facebook.

Crônica publicada pela primeira vez nesta coluna em janeiro de 2013, agora revista e modificada pelo autor.

Um comentário

  1. marcio guimaraes barbosa

    Flávio, sem os possíveis inconvenientes que “ela” teve, passíveis de acontecer com qualquer um que viaja, creio que um passeio a Amsterdã em meio a belas paisagens, ruas e parques, bares, cafés, museus, livrarias e canais seria ótimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm