Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Exposição em Ouro Preto mistura traços e cores revelando a expressão da arte paraminense para o mundo


O município de Pará de Minas comemora em 2017 o aniversário de 158 anos de sua emancipação político-administrativa. A data foi celebrada em 20 de setembro, mas as comemorações ocorreram durante o mês inteiro e terminaram neste domingo 1º de outubro.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Durante as últimas semanas eventos diversificados mostraram a garra, a determinação, o conhecimento, a força, a perseverança, a música, a arte e tantos outros talentos do povo paraminense.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

E por falar em arte, na noite de quinta-feira, 28 de setembro, uma delegação de Pará de Minas esteve em Ouro Preto para viver momentos de emoção, alegria, reconhecimento e valorização das coisas da nossa terra.


Durante solenidade realizada na Casa dos Contos, um museu e espaço cultural conhecido e visitado por pessoas do mundo inteiro, foi aberta a exposição Coletiva de Artistas Paramineses.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

A mostra revela o trabalho e o talento de 32 artistas da terra expressados das mais diversas formas, traços e técnicas. Cada um com seu talento moldado em terras paraminenses.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

As obras encantaram o público e ainda devem arrancar muitos suspiros até o encerramento da exposição na segunda quinzena do mês de novembro. O prazo é suficiente para que a arte paraminense seja vista e divulgada das mais diversas formas por milhares de pessoas de todo o mundo que visitam a histórica Ouro Preto, patrimônio do mundo.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

O momento histórico para reverenciar os talentos dos artistas paraminenses merecia um ponto de encontro internacional como a Casa dos Contos. E a recepção não poderia ter sido melhor. O anfitrião e prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, destacou a alegria dos ouropretanos em receber os artistas e suas belíssimas obras:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Júlio Pimenta
exposicaojuliopimenta

O secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, disse que os ouropretanos se sentem honrados por receber na galeria da Casa dos Contos esta mostra de trabalhos belíssimos dos paraminenses, unindo os municípios através da arte. Lembrou que Ouro Preto e Pará de Minas surgiram pela ação dos bandeirantes que abriram os caminhos das Minas Gerais em busca de ouro:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Zaqueu Astoni Moreira
exposicaozaqueuastoni

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, falou da alegria dos paraminenses que foram muito bem recepcionados por todos em Ouro Preto. A excelente acolhida na cidade histórica, patrimônio da humanidade, que recebe um grande número de turistas, tornou o momento ainda mais glamoroso para os expositores. Ressaltou a grande quantidade de turistas que visita a Casa dos Contos, fazendo com que as obras e o talento da nossa gente sejam reconhecidos por pessoas de muitos países:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Elias Diniz
exposicaoeliasdiniz

Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, disse que este intercâmbio entre os municípios possibilitou a realização do sonho de 32 artistas paraminenses, que aproveitaram a oportunidade para expor seus trabalhos na Casa dos Contos, um ponto turístico de renome internacional:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Paulo Duarte
exposicaopauloduarte

O artista plástico Edward Carvalho se emocionou ao mostrar sua obra em Ouro Preto. Como professor, disse que um evento tão importante como este em sua carreira, motiva e inspira uma aula diferente transmitindo ainda mais seus conhecimentos aos alunos. Também considera que expor ao lado de outros 31 artistas é gratificante, pois a mistura de traços e cores revela a expressão da arte paraminense:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Edward Carvalho
exposicaoedwardcarvalho

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

A Academia de Letras de Pará de Minas, que em setembro de 2017 comemorou 20 anos, também participou da abertura da exposição Coletiva dos Artistas Paraminenses em Ouro Preto com apresentação e distribuição de exemplares se seu Bianuário. Trata-se de um livro com produção literária dos acadêmicos e para a presidente, Carmélia Cândida, uma oportunidade de divulgar os escritores de Pará de Minas e incentivar a leitura:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Carmélia Cândida
exposicaocarmeliacandida

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Abertura da exposição Coletiva de Artistas Paraminenses em Ouro Preto ocorreu na noite de quinta-feira, 28 de setembro, com obras de:
Alexandre Pinto
Ângela Xavier
Arlete Paim
Beatriz Valdez
Dagmar Freitas
Edna Morato
Eduardo Rodrigues
Edward Carvalho
Eloísa Xavier
Érica Gaede
Evaldo Firmino
Fábio Cerqueira
Fernando Grassi
João Batista Leite
José Napoleão
Leonardo Campos
Lena Teixeira
Lisiany Marinho
Malluh Praxedes
Naderge Morais
Nilson Mendes
Oro Marinho
Osvaldo Milton
Pedro Henriques
Raisa Lage
Rogério Mendonça
Rômulo Valadares
Rony Morais
Suzana Grassi
Theo Amaral
Vânia Barbosa
Wagner Vasconcelos

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Serviço:
Exposição Coletiva de Artistas Paraminenses
Local: Casa dos Contos
Endereço: Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto-MG
Período: 28/09/2017 a 23/11/2017
Entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm