Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Bovinos alimentados com cana-de-açúcar enriquecida com minerais e proteínas

Divulgação/Emater-MG

Já faz tempo que os pecuaristas utilizam a cana-de- açúcar na alimentação do rebanho, principalmente nos períodos de estiagem. No município de Capitão Andrade, região Leste de Minas Gerais, não é diferente. Mas, para obter melhores resultados, os pecuaristas orientados pela Emater-MG estão adicionando à cana minerais e proteínas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A cana-de-açúcar é um dos principais volumosos usados na alimentação do rebanho bovino. A cultura tem baixo custo de produção, é de fácil manejo e rica em energia. O problema é que ela é pobre em proteínas e minerais, que são essenciais para os bovinos.

Por orientação da Emater-MG, os pecuaristas de Capitão Andrade passaram a acrescentar à cana-de-açúcar o Nitromineral Epamig, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

“É uma mistura de ureia e minerais para corrigir a cana-de-açúcar e atender às exigências de produção. Gerou bons resultados quando utilizado para bezerras e novilhas no período seco”, afirma o pesquisador da Epamig, Clederson Corradi de Mattos Gonçalves.

Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG, Ronald Hott, os animais que receberam a cana-de-açúcar corrigida com Nitromineral Epamig apresentaram maior ganho de peso. “Outro ponto importante é que, com essa mistura, diretamente no cocho, o risco de intoxicação do animal por ureia é praticamente reduzido a zero”, diz Ronald Hott.

No município de Capitão Andrade, 11 propriedades fazem uso do Nitromineral Epamig. Segundo o técnico da Emater-MG, Newman Franco, todas apresentam melhorias na produção. “Nessas propriedades há um aumento de até 60% da produção de leite em relação ao mesmo período de estiagem do ano passado”.

Etelvino Francisco Filho é um dos pecuaristas de Capitão Andrade que utilizam a mistura na alimentação complementar do gado. “Eu percebi que as vacas entraram no cio mais cedo, a pelagem do gado ficou mais bonita e aumentou a produção de leite também. Espero chegar a 200 litros por dia”, diz produtor.

Para saber mais sobre o Nitromineral Epamig e sua utilização na alimentação complementar do rebanho bovino entre em contato com a Epamig pelo telefone (35)3829-1194 ou e-mail clenderson@epamig.br. Ou, ainda, pode procurar o escritório da Emater-MG do seu município. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm