Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Alternativas simples combatem doenças durante o inverno e evitam riscos da automedicação


O inverno chegou e, com ele, problemas de saúde atormentam a população. Segundo a OMS, centenas de milhões de pessoas sofrem de doenças e alergias respiratórias e, nesta época do ano, estes problemas se agravam ainda mais quando somados às gripes, rinites, sinusites, resfriados e tosses. A procura por medicamentos para ajudar a combater os incômodos causados aumenta e, consequentemente, a automedicação.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nas drogarias e farmácias espalhadas por todas as cidades, existem inúmeros medicamentos de venda livre, que são isentos de prescrição médica no ato da compra e, a grande maioria deles, é adquirida pela população para combater os efeitos colaterais de gripes, problemas respiratórios, dores de garganta, sem a procura da orientação correta de um farmacêutico, por exemplo.

Com isso, o uso inadequado destes medicamentos isentos de prescrição médica pode ainda ser mais grave. Estes medicamentos, em sua maioria, são uma associação de analgésicos, antitérmicos e antialérgicos. Um bom exemplo é o uso do Paracetamol. Essa substância apresenta-se segura na dosagem entre 500 a 750 miligramas, de 6 em 6 horas, porém, se aliado ao uso de bebidas alcoólicas e em concentrações superiores, pode gerar problemas no fígado.

A procura de descongestionantes nasais também é grande durante o inverno. Resfriados comuns, gripes, rinites e sinusites ocasionam o congestionamento nasal, que é um de seus principais sintomas. Com isso, o uso abusivo dos descongestionantes pode acarretar diversos problemas de saúde ao paciente. A utilização deve ser pré-determinada, por exemplo, de 4 a 5 dias com horários estipulados, mas, em sua maioria, é utilizado assim que ocorre o congestionamento nasal. Esta utilização constante pode causar um efeito rebote, vício na utilização do medicamento e principalmente problemas cardíacos.

Existem alternativas simples para o combate de alguns sintomas destas complicações. Febres durante a gripe e os congestionamentos nasais podem ser tratadas com o aumento da frequência de banhos frios para a diminuição da temperatura do corpo e o uso de travesseiros mais altos, levantando a posição da cabeça, ou a umidificação do ambiente, respectivamente, podem ajudar no combate a esses sintomas e evitarem a automedicação. O uso de analgésico e antifebril deve ser feito sob a orientação do farmacêutico.

Em caso de dúvidas, procure o profissional farmacêutico, pois, até mesmo os medicamentos livres de prescrição médica, podem causar danos à saúde. Desde 2014, com a lei 13021, a farmácia foi considerada um estabelecimento de saúde, diante disso, temos a presença de um farmacêutico em período integral, que é o profissional habilitado para cuidar da sua saúde.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm