Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Rodas de Leitura levam acolhida e esperança a detentas da capital e RMBH

Carlos Alberto/Imprensa MG

“Seja águia!” Essa foi a principal mensagem deixada pelo teólogo e escritor Leonardo Boff para as detentas do Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade. Boff foi um dos convidados para conversar com as presas que participam do projeto Rodas de Leitura, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em parceria com a Associação Sempre um Papo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Leonardo Boff considerou um privilégio o convite para participar do projeto. “Havia um tempo em que não visitava um presídio e foi importante por se tratar de um presídio para mães e futuras mães”, conta.

Afirmando ser irmão do Papai Noel, Boff apresentou para as presas o livro “O sol da esperança: natal, história, poesias e símbolos”, que escreveu em 2007. Depois, dissertou sobre a parábola “A Águia e a galinha: uma metáfora da condição humana”, tema considerado pelo autor sugestivo para o momento.

“O que cada ser humano quer, principalmente uma mulher que tem criança, é ter liberdade, é ter o mundo. E a metáfora disso é a águia. Á água tem o infinito como o espaço. Não é uma galinha que vive ciscando o chão presa dentro do galinheiro”, diz.

Para o teólogo, conhecido pela defesa dos direitos das pessoas e de uma sociedade mais igualitária, o projeto Rodas de Leitura é fundamental para despertar nas detentas o desejo de liberdade.

“Elas têm de despertar esse sonho de serem livres, não podem desistir de sonhar, de quando saírem daqui serem novas figuras humanas, de serem mães para os filhos que têm e de saberem da importância de ser mãe e de todo o carinho e do sentimento de acolhida que as envolvem”, acrescenta.

Visão de águia
Ao final da conversa, a detenta Nathália Rodrigues deixou a roda de leitura com esse sentimento. “Meus sonho é o de ter essa visão de águia, por exemplo, de sair daqui renovada e poder estar com meus filhos lá fora e de um dia crescer na vida.”

A presa Rosângela Martins, por seu lado, destaca a forma acolhedora com que Leonardo Boff conduziu o bate-papo. “Além de conhecimento, ele nos deu apoio, porque o que a gente mais precisa é de apoio, de uma palavra amiga para que possamos sair daqui e nunca desistir do sonho.”

Projeto
O Rodas de Leitura é um projeto de leitura orientada nos presídios de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Voluntárias ajudam detentos e detentas a lerem livros e fazer resenha, que lhes darão a possibilidade de remição da pena (um dia para cada obra lida e atividade executada). Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm